Idas constantes ao banheiro, incômodo na região abdominal e fezes de consistência aguada são os sintomas comuns de uma diarreia. Infecções bacterianas ou virais, intolerância alimentar ou até mesmo ingestão de alimentos estragados podem ser causas da disfunção gastrointestinal que, em casos graves, pode levar a um caso de desidratação. Por isso, saber o que comer e o que evitar quando se está com o problema é tão importante. Conheça alimentos que devem ser consumidos – e evitados – por quem está com diarreia.
Leia também:
Diarreia: sintomas e tratamento
8 alimentos para fazer o intestino funcionar
Quem está com diarreia deve comer:

Para repor líquido, regular a digestão e garantir consistência às fezes, a pessoa deve ingerir chás, sopa de legumes, arroz, macarrão, torradas, bolacha água e sal, maçãs sem casca, banana-prata, limão, carnes magras sem gordura e gelatina. Para beber, aposte em sucos, água de coco, bebidas isotônicas e água filtrada.
Quem está com diarreia deve evitar:
Alimentos fibrosos, gordurosos ou muito condimentados devem ser retirados do cardápio. Evite alimentos e bebidas como leite e derivados, aveia, café, refrigerantes, nozes, amendoim, abacate, alface, agrião, espinafre, acelga, pimentão, alho, cebola, laranja, melancia, mamão, ameixa, abacaxi, uva, frituras, óleos vegetais, carnes gordurosas e biscoitos e bolachas recheadas, vinho, cerveja e chocolate.