O mau hálito é um problema que atinge grande parte da população. Sua causa pode estar relacionada a problemas gastrointestinais que aumentam a acidez do estômago, como a gastrite, ou à alimentação e higiene bucal.
A halitose, quando tida repetidas vezes, pode ser indicativo de alguma doença. Porém, muitas vezes só a higienização bucal resolve o desconforto. Se a escova de dente e a pasta estiverem distantes, alguns alimentos podem ajudar a diminuir o mau hálito.
Hortelã
A planta está presente em balas refrescantes, pastas de dentes e em enxaguantes bucais e não é à toa. Suas substâncias agem no sistema gastrointestinal auxiliando na digestão e o cheiro fresco disfarça o mau hálito.
Mastigar as folhas de hortelã pode acabar com a halitose provisoriamente.
Maçã
A maçã, se ingerida crua, age como um limpador natural. A aspereza do fruto limpa os dentes e retira a camada de bactérias que forma a placa bacteriana e que é responsável pelo cheiro desagradável na boca.
Chá de boldo
Não são só as bactérias presentes nos dentes, gengivas e língua que causam o cheiro desagradável. As bactérias presentes no trato gástrico também liberam gases durante sua alimentação.
O chá de boldo estimula a digestão e, portanto, acaba com estas bactérias e com o mau hálito.
Gengibre
Os benefícios do gengibre vão além das ações termogênicas. Considerado um adstringente natural, a raiz estimula o processo digestivo e livra a boca e o estômago das bactérias responsáveis pelo mau hálito.
Além disso, o gengibre tem um cheiro fresco que contribui para melhorar o hálito. A raiz pode ser comprada seca, em forma de bala ou pode ser adicionada na água, ralada.
Suco de limão
O suco de limão é mais um dos alimentos para o mau hálito. Por ser ácido, o limão desestabiliza o ph da boca e do estômago, dificultando a proliferação de bactérias que liberam gases ao se alimentarem. Prefira ingerir o suco sem açúcar ou com adoçante natural.
Veja também:
Remédios caseiros para combater mau hálito
Truques para acabar com a halitose
Como curar sangramento da gengiva
Se mesmo com cuidados com a alimentação e com limpeza diária o mau hálito persistir, procure um médico para investigar a causa.