O problema de pele é bastante comum, mas pouca gente conhece pelo nome clínico: milium sebáceo. Trata-se do surgimento de pontinhos brancos na cútis que, por muitas vezes pode ser confundido com cravos. Ele faz com que muitas pessoas cutuquem a região, o que pode piorar o problema.
As pequenas bolinhas brancas aparecem devido ao acúmulo de queratina e células mortas nos poros. As lesões são mais frequentes no rosto, principalmente próximas aos olhos, e em áreas íntimas, mas não apresentam vermelhidão ou dor, como em casos de acne e cravos.
Como NÃO retirar pontinhos brancos na pele
As duas medidas mais comuns que grande parte das pessoas adotam para tirar os pontinhos brancos são espremer a região com os dedos como se fosse uma espinha ou mesmo usando uma agulha de insulina. Os dois métodos, no entanto, não são recomendados por especialistas.
De acordo com a dermatologista Cintia Guedes Mendonça, a forma mais segura de realizar o procedimento é recorrer a profissionais especializados, como esteticistas e dermatologistas, pois o procedimento caseiro pode causar infecções, cicatrizes e manchas.
A profissional ainda explica que não são usados remédios ou pomadas para o tratamento e que a retirada das bolinhas é feita apenas com uso de agulhas ou, dependendo do caso, através de procedimentos estéticos, como esfoliações e peelings, que também podem levar à extração do pequeno cisto.
Problemas de pele
- O que dá caspa: lista impressionante tem itens que você nunca pensou
- Descubra como prevenir e tratar melasma na pele do buço
- O que é mancha branca na pele: Médica dermatologista ensina a tirar