Alcoolismo: veja como identificar o problema tratado na novela

por | jun 30, 2016 | Saúde

Na novela “Em Família”, o médico Felipe, interpretado pelo ator Thiago Mendonça, é viciado em bebida alcoólica. O autor da trama Manoel Carlos já expôs o problema do alcoolismo na novela “Mulheres Apaixonadas”, por meio da professora Santana.

Leia também

Excesso de álcool é prejudicial para quem tem osteoporose 

Fazer sexo embriagada dificulta o orgasmo 

Maioria dos depressivos não sabe que tem a doença, que pode levar à morte 

O que é

Isidoro Cobra, psiquiatra da Clínica Maia Prime, explica que o alcoolismo é uma doença crônica e progressiva que se caracteriza pela perda de controle sobre o uso do álcool e pode oferecer diversos danos à saúde como consequências sociais, psicológicas, legais e físicas.

Diagnóstico

De acordo com o especialista, a faixa etária de 18 a 24 anos apresenta maiores índices, com 27,4% de dependentes entre os homens e 12,1% entre as mulheres. Segundo o psiquiatra, o diagnóstico nem sempre é fácil porque um alcoólatra geralmente demora a reconhecer e admitir para si mesmo e para os outros que o consumo exagerado de álcool está causando problemas.

O vício do médico Felipe o colocará em vários problemas / Crédito: Reprodução/Site oficial “Em Família”

Sintomas

Ana Cristina Fraia, psicóloga e coordenadora terapêutica da Clínica Maia Prime, ressalta que os sintomas mais comuns da doença são o aumento da tolerância à intoxicação. “A pessoa passa a beber cada vez mais sem apresentar alterações em seu comportamento, mas precisa cada vez mais da bebida”, afirma ela.

Tratamento

O tratamento para o alcoolismo é realizado com a desintoxicação em clínicas de internações em regime fechado e também com o acompanhamento terapêutico multidisciplinar. “O tratamento é amplo e a adesão do paciente é fundamental. Orientações adequadas à família, uma dieta balanceada e exercícios físicos também podem ajudar muito”, afirma Cobra.