Você provavelmente já ouviu dizer que beber uma taça de vinho por dia promove diversos benefícios para a saúde, certo? Mas antes de adotar o hábito, saiba que um novo estudo mostrou que o álcool é tão nocivo que não existe um nível considerado seguro para seu consumo.
De acordo com a pesquisa, divulgada pela publicação científica The Lancet, beber moderadamente até pode proteger contra algumas doenças, mas, no fim das contas, os riscos de desenvolver câncer e outros problemas de saúde se sobrepõe aos benefícios.
Não existem níveis seguros para consumo de álcool

Para chegar à conclusão, os estudiosos realizaram uma extensa análise sobre os níveis de consumo de álcool e seus efeitos sobre a saúde em 195 países, entre os anos de 1990 e 2016.
Os cientistas compararam as condições físicas de pessoas que não bebem álcool com consumidores de bebida alcóolica e descobriram que o único nível de consumo de álcool que não danifica a saúde é o nível zero.

Max Griswold, autor da pesquisa, afirma que estudos anteriores mostraram efeito protetor do álcool em relação a algumas doenças, mas as novas descobertas indicam que os riscos associados ao álcool aumentam com qualquer quantidade consumida.
Embora os riscos do álcool para a saúde comecem com uma dose por dia, eles tendem a aumentar rapidamente à medida que as pessoas bebem mais, diz o pesquisador, que ainda conclui: a associação entre o consumo de álcool e o risco de câncer, lesões e doenças infecciosas compensa os efeitos protetores contra outras doenças.
Bebidas alcoólicas
- Vício em álcool está associado a mais de 200 doenças: 3 sintomas comuns
- Será que você exagera no álcool? Teste diz se seu nível pode ser perigoso
- Por que você deve reduzir o consumo de álcool: confira 8 bons motivos