Água de arroz contra queda e desbotamento do cabelo

por | abr 7, 2014 | Saúde

Na Ásia, a água de arroz é utilizada há muitos séculos como tratamento natural para a pele e cabelo. Isso porque esse alimento em substâncias, como ácido felúrico e orizanol, que funcionam como poderosos antioxidantes para proteger os fios da ação de radicais livres e ajudar em sua regeneração celular.

Leia também:
Tratamento para o cabelo com argila: como fazer
B
enefícios do pó de shikakai para o cabelo
M
anteiga de murumuru para controlar o frizz

Benefícios da água de arroz

Cabelo

Os componentes da água de arroz têm a capacidade de reparar os fios, hidratá-los e devolver o brilho. Além disso, o alimento é um bom tratamento natural para queda de cabelo, já que ajuda na reparação e fortalecimento dos fios. Essa técnica pode ser também uma boa aliada para quem tem os fios tingidos e quer evitar o cabelo desbotado.

Pele

Para a pele, essa água é reconhecida por sua capacidade de estimular a produção de colágeno – responsável pela elasticidade e aparência jovem da pele. Ainda, a água de arroz ajuda a remover as células mortas.

Como preparar

Despeje uma xícara de arroz integral cru em um recipiente de vidro e cubra-os completamente com água filtrada e fervida. Mexa a mistura e deixe descansar por cerca de 8 horas. Depois, peneire o arroz e guarde a água em um frasco borrifador.

Se for cozinhar o arroz, ferva-o com o dobro do volume de água, para que ele não absorva todo o líquido. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, peneire, guarde a água em um frasco e espere esfriar antes de usar.

Vale lembrar que o arroz utilizado pode ser consumido normalmente e não precisa ser desperdiçado.

Como aplicar

No cabelo

Com os cabelos já lavados, borrife a água de arroz em toda a extensão dos fios e massageie por alguns minutos. Esse procedimento pode ser repetido uma vez por semana.

Na pele

Lave o rosto com os produtos que costuma utilizar e depois borrife ou espalhe com um algodão a água de arroz. Essa técnica ajudará a tonificar, controlar a oleosidade.