https://www.instagram.com/p/BeIyzSNjnVh
A ex-BBB Adriana Sant’Anna sofreu inflamação nos seios durante o pós-parto de sua segunda filha, Linda, fruto do relacionamento com o também ex-BBB Rodrigão. Segundo ela, o problema foi causado pelo hábito de dormir de bruços. Entenda:
Adriana Sant’Anna teve obstrução de ducto mamário
https://www.instagram.com/p/BeiFxDJD5tE
A ex-BBB publicou um vídeo no Instagram em que mostra o corpo 17 dias após o parto e dá detalhes do problema que a afetou.
“17 dias que Linda nasceu! O corpo continua evoluindo naturalmente… tô sem usar cinta porque tô com dor no corpo por conta da febre. Tive febre por ter dormido de barriga pra baixo e aí acabou obstruindo um ducto mamário, mas já tá resolvido!”, escreveu.
Obstrução de ducto mamário: o que é?

O mastologista Eduardo Camargo Millen, membro da comissão da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), explica que os seios contêm de 15 a 20 lobos mamários, responsáveis pela produção de leite, e cada um deles engloba de 15 a 20 lóbulos que constituem os ductos por onde o leite passa até chegar aos mamilos.
Quando os ductos ficam entupidos, o quadro mais provável é a mastite, uma inflamação na mama que se manifesta por inchaço, vermelhidão, dor e queimação após amamentar.
Como surge?
https://www.instagram.com/p/BedKvLqD1GR
“Este problema ocorre quando a mãe produz muito leite e o bebê não mama o suficiente, o que cria o ingurgitamento do leite, popularmente chamado de ‘leite empedrado'”, explica a neonatologista Monica Carceles, da Pro Matre Paulista.
Se não tratado, tal empedramento pode obstruir os dutos e gerar uma infecção com sintomas por todo o corpo, como febre e mal-estar, além de colaborar com a formação de um abcesso no seio.
Como tratar e evitar?
A dica da neonatologista para mulheres que produzem muito leite é observar se há regiões da mama que ficam endurecidas e, caso sejam identificadas, massageá-las de maneira que o leite seja drenado e, em seguida, estimular o bebê a mamar. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de bobinha elétrica ou manual.
Apostar nos cuidados básicos também é imprescindível: o principal deles é higienizar bem o peito após a mamada com água corrente e produtos específicos para a região.
Dormir de barriga para baixo obstrui a mama?

Segundo o mastologista Eduardo Camargo Millen, lactantes podem dormir de barriga para baixo tranquilamente, pois a ideia de que isso poderia obstruir a mama não passa de um mito. “Não existe nenhuma relação entre patologias e o fato de o paciente deitar de bruços”, enfatiza.
Já a neonatologista Monica Carceles defende que posições ventrais ou laterais que pressionem os seios podem, sim, causar o entupimento mamário da lactante. “Para algumas mulheres, deitar assim pode comprimir os dutos e fazer com que o leite fique mais parado, colaborando com o entupimento”, explica.
Segundo a médica, isso não significa que a mulher que amamenta nunca possa se deitar de bruços, mas é bom evitar que esta posição seja mantida por muito tempo.
Problemas na amamentação
- Mãe que doa leite evita 3 problemas nos seios: saiba quais
- Evitar creme e óleo na amamentação pode proteger de dor terrível
- 6 famosas que viveram traumas na amamentação: veja quais