null: nullpx
pés-Tasaudavel

Adesivo detox que promete limpar toxinas do organismo pela sola dos pés: médico alerta para o uso

Entenda o que realmente se pode esperar desse tipo de produto
Publicado 22 Jul 2022 – 05:15 PM EDT | Atualizado 22 Jul 2022 – 05:15 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Adesivo para pés Crédito: Reprodução/@juliasoars

Os adesivos detox para pés viralizaram recentemente, apesar de já estarem há um bom tempo no mercado, e diversos usuários passaram a registrar seu uso na rede social. A proposta é promover a limpeza de toxinas do organismo, gerando até mesmo uma melhora em sintomas de estresse, dor de cabeça e insônia por conta das substâncias fitoterápicas presentes na cola, como vinagre de bambu, vitamina C e turmalina.

De acordo com as instruções, a pessoa deve grudar o adesivo na sola do pé na hora de dormir, e retirá-lo pela manhã. Nas imagens registradas é possível ver que uma camada de sujeira se forma na superfície do objeto, que supostamente seriam os resíduos do corpo que foram “sugados” para fora no período da noite. Apesar das promessas, diversos especialistas desconfiam da serventia do produto.

Adesivo para pés funciona?

O cirurgião vascular Eduardo Bochio, da rede de hospitais São Camilo, esclarece que não há embasamento científico que comprove a eficácia dos adesivos detox.

"Caso haja uma absorção de toxinas por esse adesivo, provavelmente ela é muito pequena. As toxinas do sistema cardiovascular e linfático são metabolizadas pelos pulmões e fígado, então não há a necessidade de nenhuma substância para fazer essa limpeza", explica.

Alguns fabricantes, inclusive, afirmam em seus sites que as reivindicações propostas no material divulgado na internet não foram avaliadas pelo FDA (Food and Drug Administration, órgão governamental dos Estados Unidos que regula a indústria farmacêutica), assim, o produto não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença ou condição específica, mas, sim, fornecer um suplemento complementar aos tratamentos profissionalmente designados.

Por que acontece o escurecimento do adesivo?

O resultado impressiona, porém, pelo escurecimento do adesivo, que supostamente "sugaria" as toxinas do corpo pela sola do pé. Mas o especialista afirma que a coloração amarronzada se dá pela oxidação das substâncias presentes no próprio produto.

"Se houver algum eletrólito que em contato com outro, ou até mesmo com oxigênio, oxide, eles naturalmente vão escurecer. Isso não significa que aconteceu qualquer depuração de toxina no organismo", completa.

@magazineame

Adesivo Detox de limpeza profunda para os pés.#Detox #adesivodetox

♬ som original - MagazinaAme

Adesivos para pés podem ser prejudiciais para a saúde?

Eduardo orienta também que os consumidores se atentem na hora de comprar medicamentos fitoterápicos, pois muitos deles não passam por todas as etapas de testes necessárias para a comprovação de eficácia. "Além disso, muitos deles podem conter substâncias que são tóxicas pro organismo. Esses adesivos, por exemplo, podem provocar queimaduras, alergias locais ou até um efeito sistêmico mais grave pela absorção de algum composto pela sola do pé", segundo o médico.

Em seus sites, os fabricantes pedem que, quem usar, avalie cuidadosamente as próprias condições de saúde, como alergias e uso de medicamentos, para entender os efeitos do adesivo em seu corpo. Vale lembrar que, antes de usar qualquer produto com finalidade de saúde, é interessante pesquisar se ele tem registro na Anvisa.

Além disso, pessoas que enfrentam quadros de diabetes devem tomar cuidado redobrado.


"O cuidado com os pés para quem sofre com diabetes é muito importante pois a circulação fica comprometida, e a cicatrização é mais difícil. Então, colar adevisos pode provocar ferimentos que podem servir de porta de entrada para infecções mais graves", explica Eduardo.

Como limpar as toxinas do corpo?

Vale lembrar que não há a necessidade de nenhuma intervenção para a limpeza de toxinas no organismo, já que órgãos como o pulmão, os rins e o fígado para realizar a "limpeza".


"A principal recomendação é que esses órgãos estejam sempre saudáveis. Então, tomar bastante água, não abusar de substâncias tóxicas e ter uma vida ativa contribuem para uma melhor metabolização das toxinas", conclui.

Toxinas: Informações importantes

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse