Popular entre estudantes, Adderall é um medicamento proibido no Brasil criado com o objetivo de tratar determinadas doenças. Entenda melhor sobre o medicamento.
Adderall: o que é
Indicado principalmente para tratar Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o Adderall (ou Adderall XR) é um medicamento que ajuda a aumentar a capacidade de prestar atenção, manter o foco em uma atividade e controlar problemas de comportamento.

Princípio ativo e bula
De acordo com informações do site médico WebMD, o Adderall atua como estimulante do sistema nervoso central, alterando as quantidades de certas substâncias naturais no cérebro. O medicamento faz parte do grupo das anfetaminas.
Para que serve o Adderall?
O Adderall é indicado, principalmente, para o tratamento de TDAH, condição que atinge cerca de 5% das crianças e 2% dos adultos no mundo, sendo mais comum em meninos do que em meninas, afirma o psiquiatra Mario Louzã, da Universidade de São Paulo (USP).

O TDHA é um transtorno do neurodesenvolvimento (desenvolvimento do cérebro) que começa na infância e pode ou não persistir na idade adulta. De modo geral, pessoas com TDAH são distraídas, têm dificuldade de manter a concentração e esquecem coisas com facilidade.
O Adderal também costuma ser administrado para tratar a narcolepsia, uma doença neurológica que afeta o controle do indivíduo sobre o próprio sono e a capacidade de se manter acordado.

Adderall no Brasil: é permitido?
O Adderall não tem seu uso aprovado no Brasil e, portanto, não é comercializado no país. O medicamento é conhecido ainda por seu uso ilegal e não recomendado por estudantes que buscam maior concentração e melhor desempenho em provas e testes.

O remédio é vendido nos Estados Unidos apenas sob prescrição médica e de forma controlada, já que pode causar dependência.
Efeitos colaterais de remédios
- 2 anti-inflamatórios bem comuns aumentam os riscos de infarto
- Tomar paracetamol pode levar à morte se paciente cometer estes erros
- Ibuprofeno pode ser arriscado para a saúde: quem deveria evitá-lo?