A acne de Vanessa Lopes sofreu piora em meio ao processo – algo comum com o uso desse medicamento
Usando o Instagram, a tiktoker e ex-BBB Vanessa Lopes mostrou imagens reais da própria pele. Nos vídeos, ela apareceu com uma manifestação bem intensa de acne – e explicou que a aparência da pele se deve ao uso de um medicamento voltado justamente para o tratamento da condição. Entenda abaixo:
Vanessa Lopes mostra pele com acne
Com a ferramenta Stories do Instagram, Vanessa Lopes mostrou a realidade da pele. Em vídeos, ela exibiu a pele com grandes espinhas arroxeadas, afirmando que a manifestação extrema da acne vem do uso de um medicamento usado para tratá-la. “Faz 27 dias que estou tomando Roacutan. Vai fazer um mês, e esse é o estado da minha pele. É, galera… Babado, não aguento mais!”, afirmou.
Tratamento para acne de Vanessa Lopes
O medicamento mencionado por Vanessa Lopes, Roacutan, se trata de uma substância chamada de Isotrentinoína. Esse remédio é um dos mais conhecidos tratamentos para acne cística severa, e costuma ser uma opção para quem já esgotou todas as possibilidades de tratamento para acne.
Apesar de ser usado para o tratamento desta e outras condições de pele, há tendência da acne piorar durante as primeiras três semanas de uso. Após um período de um ou dois meses, espera-se que a acne melhore – e, quando isso não acontece, é indicado buscar atendimento médico. O uso de Isotrentinoína pode demorar cerca de 6 meses para fazer efeito completo.
Ainda que seja útil para o tratamento da condição, o Roacutan traz uma série de efeitos colaterais. Ele causa ressecamento da pele e das mucosas, podendo provocar, por exemplo, secura extrema nos olhos e irritação. Em alguns pacientes, pode haver também avarias à visão, sensibilidade à luz solar e ao frio, além de mudanças comportamentais como irritação, agitação e até pensamentos relacionados a tirar a própria vida.
Além disso, há também riscos caso uma pessoa que está usando o remédio engravide. É essencial prevenir a gravidez durante todo o tratamento e, depois, por mais 30 dias após o fim do uso do remédio. Isso porque, com o medicamento, há grandes chances de malformações fetais graves e abortos espontâneos.
Acne: o que é, tratamento e mais
De acordo com informações da Mayo Clinic, a acne cística, forma mais grave da doença, acontece quando há acúmulo de óleo e células mortas da pele profundamente nos folículos pilosos. Isso pode ser causado por superprodução de óleo pela pele e outros fatores. O cenário causa espinhas grandes, cravos e muita inflamação.
O tratamento da acne depende do tipo e da causa da inflamação. É preciso consultar um médico dermatologista para definir a melhor abordagem, que pode envolver cremes e pomadas, antibióticos, ácidos, pílulas anticoncepcionais, drogas antiandrogênicas e Roacutan. Além disso, terapias com laser, substâncias químicas (peelings) e limpezas de pele podem ajudar.
A acne costuma aparecer especialmente durante a puberdade, mas também há a possibilidade do problema se manter (ou surgir) na vida adulta.