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Açaí pode ter benefícios incríveis contra o câncer (mais um bom motivo para consumir)

Publicado 28 Nov 2017 – 06:42 AM EST | Atualizado 2 Abr 2018 – 09:32 AM EDT
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Sabor marcante e coloração exuberante são as características mais óbvias do açaí, fruta brasileira já bastante conhecida por trazer diversos benefícios à saúde, como combate ao colesterol alto, anemia, Alzheimer e doenças cardiovasculares, por exemplo.

Açaí pode combater câncer

Boa fonte de fibras, vitamina E, minerais e antioxidante, o alimento ainda tem sido considerado um aliado contra o câncer. Um estudo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriu que o açaí pode ser eficaz na prevenção de tumores na mama.

O segredo estaria na antocianina, substância que dá a coloração roxa à fruta. Para chegar à conclusão, os cientistas usaram extrato feito a partir do alimento para tratar, em laboratório, células cancerígenas do tecido mamário feminino.

Eles descobriram que o método causou redução na proliferação dessas células e um aumento da morte das unidades que formam o tumor. Apesar de promissor, o trabalho científico ainda não é conclusivo, já que os experimentos não foram realizados em humanos.

A pesquisa brasileira é mais uma a apontar o açaí como aliado no combate ao câncer. Outros estudos já indicaram que as propriedades anti-inflamatórias do alimento, rico em ácidos graxos, podem ajudar a prevenir câncer gástrico.

Como comer açaí sem engordar

Apesar de estar presente no cardápio de quem pratica atividades físicas e e quer emagrecer, o açaí leva a fama de ser um alimento bastante calórico. A verdade, no entanto, é outra: puro, ele tem apenas 70 calorias em cada 100 gramas, ou seja, a mesma quantidade encontrada em uma maçã, por exemplo, e menos que uma banana.

O segredo está na forma como você consome o alimento, pois são os complementos que normalmente acompanham a polpa da fruta na tigela que comprometem a dieta, como xarope de guaraná, leite condensado, caldas e leite em pó.

O açaí ajuda a perder peso e gordura porque acelera o metabolismo e auxiliar o funcionamento do intestino. Além disso, uma pequena porção já promove saciedade e, consequentemente, afasta o apetite e evita exageros nas refeições.

Ao comprar o açaí no supermercado, evite as opções preparadas com xarope de guaraná, que é puro açúcar e, além causar picos de insulina, aumenta a quantidade de calorias e níveis de gordura no alimento.

Para adoçar o alimento, aposte em água de coco, mel, xarope de agave ou suco de uva integral, por exemplo. Quem deseja tirar proveito da fruta sem engordar, o ideal é consumir entre 100 g e 200 g de açaí apenas uma vez ao dia e apenas a cada três ou quatro dias.

Como incluir mais frutas no cardápio

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