null: nullpx
alho-Tasaudavel

Acaba com insônia, previne diabetes e faz bem até para pele: 9 ações do alho negro

Publicado 29 Dez 2017 – 04:00 AM EST | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Compartilhar

Apesar de ainda ser pouco consumido no Brasil e despertar curiosidade por sua aparência diferenciada, o alho negro começa a ganhar espalho entre pessoas que desejam inovar nas preparações e tirar proveito dos diversos benefícios que o alimento traz para a saúde.

Benefícios para a saúde do alho negro

1. De acordo com um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Showa, no Japão, o alho negro possui propriedades que combatem a insônia e ajudam a ter um sono de qualidade.

2. A mesma pesquisa ainda revelou que o alimento pode ser um aliado natural na prevenção de diabetes.

3. O alho negro possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células e evitando rugas e marcas de expressões na pele.

4. Pesquisas apontam que o alho negro ajuda a regular a pressão arterial, evitando assim doenças cardiovasculares.

5. O alimento também é conhecido por suas propriedades naturais que contribuem para a diminuição do colesterol ruim.

6. O alho negro ajuda a emagrecer e a acelerar a queima de calorias por ser um alimento termogênico, ou seja, que turbina o metabolismo e aumenta o gasto calórico corporal.

7. Por liberar no fígado uma enzima que inibe a produção de gordura, o alimento pode ajudar a reduzir o acúmulo de adiposidade no órgão.

8. O alho negro é ainda um remédio natural contra gripes e resfriados por ser rico em selênio, que fortalece o sistema imunológico e previne doenças simples.

9. Além de possuir ação antiviral e antifúngica, o alho negro, segundo estudos, também poderia ser um aliado natural na prevenção de cânceres.

Como consumir alho negro

Fonte de vitaminas e minerais, o alho negro possui propriedades em comum com o tradicional, mas com maior intensidade. Para tirar proveito dos benefícios do alimento é necessário ingerir a quantidade adequada, não ultrapassando um dente do alho por dia.

O ideal é consumir o alimento cru, in natura, já que, assim como o alho normal, a versão diferenciada perde suas propriedades se for refogada ou submetida a altas temperaturas, que desnaturam as enzimas importantes do alimento.

Alimentação e saúde

Compartilhar
RELACIONADO:alho-Tasaudavel

Mais conteúdo de interesse