A terapia da luz pode salvá-lo da depressão

A medicina alternativa oferece tratamento para um mal muito comum entre aqueles que se deprimem com maior facilidade durante o inverno. Trata-se da Seasonal Affective Disorder (SAD), ou Depressão de Inverno, que é uma desordem afetiva, frequente entre aqueles muito sensíveis às mudanças de temperatura. Para essas pessoas, a “cor” do inverno interfere em sua capacidade de funcionar adequadamente.

Este transtorno de humor está diretamente ligado com a atividade do relógio biológico interno, que regula a hora de comer, dormir, as atividades sociais e a atividade sexual. Na temporada de inverno o relógio do corpo dos mamíferos está programado para dormir mais, comer mais e ganhar peso para sobreviver ao rigor do frio. Os seres humanos sentem essas mudanças como a redução de energia e uma tendência a ganhar peso.

A terapia da luz tende a funcionar como restauradora, de uma maneira mais segura e confortável, conforme confirmado por várias pesquisas realizadas em Estados Unidos. Com a terapia, o corpo passa a ter um novo ritmo, como se estivesse em verão, quando submetido às sessões que variam entre 15 e 30 minutos diários. A Associação Americana de Psiquiatria aprova a terapia da luz, e a define como um tratamento eficaz para a SAD. Aliás, conforme a Associação, este é o tratamento a ser escolhido para combater a “depressão padrão sazonal.”

Muitas empresas têm lâmpadas projetadas para a terapia da luz, como o modelo americano, a lâmpada terapia Lo-LIGHT, que fornece luz terapia de baixa intensidade. No mercado europeu, a empresa Phillips é quem fornece as opções para que se faça esta terapia.