A inquietação pode prolongar sua vida, conforme defende um grupo de médicos americanos. Os especialistas justificam a informação com o simples fato de que estar muito tempo sentado, ou sendetário, é ruim, para não dizer péssimo para a saúde.
Ainda que aqueles que dedicam 150 minutos por semana à prática de atividades físicas sejam considerados pessoas mais saudáveis, apenas ser inquieto já é benéfico. Isso, numa comparação com quem não dedica nada do seu tempo a treinos. Na era da tecnologia, onde o tempo livre, ou não, é dedicado ao computador, ou a televisão, boa parte das pessoas acabam se arrastando numa rotina que pode aumentar de maneira impressionante o risco de doenças cardíacas.
O bom é não parar!
Mas aquelas pessoas que são, naturalmente, ativas, que não conseguem ficar sentadas por muito tempo, que levantam-se nem que seja para esticar as pernas, ou que estão sempre procurando uma atividade para fazer, em casa mesmo, reforçam a saúde em geral, mesmo que em pequena escala.
Para quem não é fisicamente inquieto, a recomendação é que passe a ser. Dançar, nem que seja somente uma música, saltar entre a sala e o quarto, ou dar uma volta por toda a casa, é de grande importância para que o corpo permaneça ativo, a circulação fique em boas condições, e as articulações não correm o risco de ficarem “travadas”, sem contar que o movimento, de qualquer intensidade, queima calorias.
O especialista americano em medicina esportiva, Dr Wilby Williamson, relata que aqueles que dedicam 60% do seu tempo livre ao estar sentado estão num grupo de pessoas, que em algum momento, vai desenvolver uma condição grave de saúde. “ Há que reduzir o açúcar e a gordura, e quem é inquieto, é mais bem sucedido nesse aspecto”, alertou o médico.
Portanto, se desde os tempos da escola você é famoso por não parar sentado, saiba que as suas chances de desenvolver uma doença metabólica, como a diabetes, ou de sofrer um ataque cardíaco, é muito menor que naqueles mais “ parados”.
Para quem precisa aprender a dar mais ritmo ao corpo, o indicado é levantar-se e “esticar-se” a cada 20 minutos, ou meia hora. E fica a dica: mais de 4 horas sentado, no escritório ou em casa, pode ser fatal. É só uma questão de tempo para que os malefícios comecem a afetar o corpo.