A comida está causando inflamações no seu corpo?

por | jun 16, 2011 | Saúde

Se estiver a sofrer com inchaço, dores nos músculos, nas articulações e até com certa perda de mobilidade, há que que verificar se é a comida que está causando inflamações no seu corpo.

A necessidade de verificar essa situação baseia-se numa recente pesquisa americana que aponta a alimentação como origem, ou manutenção de vários males que afligem o corpo humano.

O cenário pode complicar-se se não houver mudança na dieta, considerando que determinadas inflamações, quando elevadas ao estágio crônico, podem resultar em diabetes, câncer, doenças cardíacas, ou doença de Alzheimer.

A dieta pode ser um fator cumulativo, de acordo com a pesquisa, a médio e longo prazo. Há que ter atenção mesmo que esteja a sofrer com inflamações que não são consideradas graves.

Para constatar a questão, aconselha-se a realização de um teste médico para verificar qual está sendo a reação do corpo aos níveis de proteína, e se há deficiência de Vitamina C. É vital fazer uma análise de sangue, e até uma consulta com um nutricionista para saber qual o plano de ação no que diz respeito à sua dieta alimentar.

Mas em vez de seguir somente o caminho da medicina tradicional para livrar-se de inflamações no corpo, outra via poderá ser uma alteração imediata na alimentação, já que o resultado da pesquisa americana deixa bem claro que a comida é peça fundamental no controle das doenças. Deve-se por exemplo, fazer o consumo mínimo de 35 gramas diárias de fibra de alimentos naturais.

Excesso de açúcar, gorduras, carne vermelha, e uma quantidade exagerada de alimentos processados, ou industrializados, podem ser o gatilho que dispara e agrava a inflamação.

Para aqueles que queiram adotar uma nova dieta, foi criada uma lista de alimentos anti-inflamatórios:

Salmão do Atlântico (o selvagem)
Frutas, Legumes
Chá verde
Água
Azeite de Oliva
Carne de aves
Nozes, leguminosas e sementes
Vegetais folhosos verde escuro
Aveia
Gengibre

Por outro lado, está a lista dos alimentos mais prejudiciais se consumidos quando se está a sofrer com alguma inflamação:

Açúcar
Enlatados
Batatas fritas
Sanduiches, ou os gêneros fast food
Pão branco
Macarrão
Sorvete
Queijo Cheddar
Salgadinhos
Óleos vegetais
Refrigerantes, cafeína e álcool

Para manter o organismo funcionando bem, a recomendação também engloba:

Dormir entre 7 e 9 horas (ajuda a controlar a inflamação sistêmica), controlar os níveis de estresse, fazer regulamente exercícios de respiração ( clique aqui para aprender técnicas de respiração), e fazer exercícios físicos pelo menos 20 minutos por dia, 3 vezes por semana.