9 alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial e 6 que podem aumentá-la

por | jan 29, 2017 | Saúde

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão alta é uma condição que afeta cerca de 30% da população nacional, além de ser a principal causa de AVC (acidente vascular cerebral) e ataques cardíacos.

Mais comum entre idosos e gestantes, a doença pode ser controlada com medicamentos, mas a alimentação também desempenha importante papel no processo. Conheça os alimentos que aumentam e os que baixam a pressão arterial

Alimentos que baixam a pressão

1. Vegetais ricos em potássio, como abóbora, cenoura, couve-flor, lentilha e feijão preto.

2. Peixes que são fontes de ômega 3 e 6, como salmão, atum, sardinha e cavala.

3. Tempere seus pratos com alho, pois o alimento reduz os níveis e colesterol e, consequentemente, baixam a pressão arterial.

4. Livre de colesterol, a clara do ovo inibe enzimas que provocam o aumento da pressão.

Shutterstock

5. Pessoas em fase de pré-hipertensão podem ser beneficiadas pela uva que, fonte de antioxidantes, também contribui para baixar a pressão.

6. Consumir iogurte regularmente, além de promover bom funcionamento do intestino, ainda ajuda para a redução dos riscos de hipertensão.

7. Rica em nitrato, a beterraba facilita o fluxo sanguíneo ao dilatar os vasos e, portanto, pode ser aliado de quem sofre de pressão alta.

8. Fonte de fibras, a aveia controla a liberação de glicose, contribuindo assim para a estabilidade da pressão arterial.

9. Leite com baixo teor de gordura também é considerado uma fonte de cálcio poderosa para combater a hipertensão.

Alimentos que aumentam a pressão

1. Produtos embutidos, industrializados e enlatados que normalmente são carregados de sódio, ingrediente inimigo da pressão arterial.

2. O sal é considerado um dos maiores inimigos da hipertensão e deve ser abandonado ou drasticamente reduzido por quem sofre do problema. Use ervas e especiarias para dar sabor aos seus pratos.

3. Bebidas ricas em cafeína, como o café e até determinados tipos de chá, também aumentam a pressão arterial e devem ser evitadas ou consumidas com moderação.

iStock

4. Cortes de carnes gordurosos também são vilões da pressão arterial por provocar seu aumento. Procure sempre optar por carnes magras, como peixes e frango.

5. O chocolate com menos de 70% de cacau também deve ser evitado por aumentar a frequência cardíaca e, assim, a pressão arterial.

6. Bebidas alcoólicas, além de trazerem diversos prejuízos para a saúde, também podem atrapalhar a saúde de quem sofre de hipertensão.

Saúde do coração