Conhecida popularmente como caxumba, a parotidite epidêmica é uma doença contagiosa que provoca doloroso inchaço das glândulas salivares e, apesar de ser mais comum durante a infância, pode afetar também adultos que não contraíram a doença nos primeiros anos de vida. Conheça verdades sobre a caxumba que você, seja jovem ou adulta, precisa entender:
Leia também:
Caxumba: causas, sintomas e tratamento
Receita caseira para tratar caxumba
Caxumba: mais homens menos férteis
1. O vírus causador da caxumba é transmitido pelas gotículas de saliva, tosse ou espirro da pessoa infectada.

2. Depois do momento da contaminação, o vírus que causa a caxumba se mantém incubado no corpo por um período de 14 a 25 dias.
3. Uma vez infectada, a pessoa geralmente já fica imune contra a doença, mas a reinfecção pode acontecer caso o vírus tenha afetado apenas um lado do corpo.
4. Inchaço de uma ou mais glândulas salivares, aumento exagerado do volume da região do pescoço, dor ao mastigar e engolir, febre, fraqueza e dores no corpo são os principais sintomas da caxumba.
5. A prevenção da caxumba é feita através da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. A primeira dose deve ser dada quando a criança fizer um ano e a segunda, entre 4 e 6 anos.

6. Mulheres que nunca tiveram a doença e nem tomaram a vacina devem procurar um posto de saúde para serem vacinadas antes de engravidar, pois a doença pode provocar aborto espontâneo.
7. Não existe um tratamento específico para a caxumba. Durante o curso da doença, o paciente deve tomar remédios para aliviar os sintomas, como anti-inflamatórios e analgésicos.
8. Repouso é importante durante o período em que a doença está presente para evitar complicações como meningite asséptica, inflamação do pâncreas, dos nervos, testículos e ovários.
Conheça os diferentes tipos de dor de cabeça:
[bolsatv diferentes-tipos-de-dor-de-cabeca]