A prisão de ventre é um problema comum que, segundo dados oficiais da Federação Brasileira de Gastroenterologia, afeta 20% da população ocidental. Associada a diversas causas, como dificuldade de digestão e metabolismo lento, a prisão de ventre tem entre suas principais causas a alimentação. A boa notícia é que existem algumas frutas comuns que são muito benéficas contra esse problema. Confira.
Frutas para quem tem intestino preso
Ameixa
Além da alta concentração de fibras – principal classe de nutrientes associado à regulação do intestino -, a ameixa preta contém um ácido denominado diidroxifenil isatina, que também estimula o órgão. A fruta contém ainda a substância sorbitol, que ajuda o organismo a absorver mais água e, associado às fibras, acelera o trânsito intestinal.
Mamão
A enzima papaína, presente em grande quantidade no mamão, ajuda o organismo a digerir as proteínas mais rápido, o que diminui o tempo de armazenamento do bolo fecal. Essa substância, portanto, melhora a absorção de nutrientes e, assim, o alimento não precisa ficar tanto tempo no organismo. É recomendado comer até um mamão por dia.
Kiwi
O kiwi é rico em uma enzima denominada actiniidina, que trabalha para estimular os receptores do cólon, facilitando a mobilidade dessa estrutura e, portanto, a eliminação das fezes. Além disso, a fruta ajuda também na sintetização das proteínas, processo que acelera o trânsito intestinal.
Abacaxi
Os nutrientes do abacaxi auxiliam o organismo a digerir as proteínas mais rapidamente, além de potencializar a absorção de outros nutrientes de forma mais acelerada, de modo que o alimento pode ser eliminado mais rápido. Além disso, a fruta também é diurética e ajuda no combate à retenção de líquidos.
Figo
Com ação semelhante a do abacaxi, as enzimas do figo ajudam a digerir as proteínas mais pesadas de forma mais acelerada, fazendo com que o bolo alimentar seja eliminado mais rápido. Para aproveitar essa propriedade, é recomendado o consumo de dos figos por dia.
Amora
Rica em substâncias antioxidantes e bactericidas, a amora ajuda a regular o desinflamar o intestino. Além disso, a fruta, graças à presença da pectina, ajuda o organismo a absorver mais água, o que também facilita o trânsito intestinal.
Abacate
As gorduras monoinsaturadas dessa fruta ajudam a lubrificar as fezes, o que ajuda em sua eliminação. Entretanto, por ser um alimento com alto valor calórico, é importante que seja consumido com moderação: entre duas e três colheres de sopa durante a semana é suficiente.
Uva passa
Rica em fibras – assim como outras frutas secas como damasco, banana e ameixa – , a uva passa é aliada no combate à prisão de ventre. Além disso, é um alimento de baixa caloria que prolonga a sensação de saciedade.
Leia também:
Porque o metabolismo dos homens é mais rápido? Nutricionista explica
C omo evitar prisão de ventre na gravidez