Sentimento comum e até mesmo útil ao ser humano, a ansiedade pode causar graves complicações físicas e mentais quando se torna crônica, por meio de crises recorrentes e sem motivos aparentes. Neste caso, buscar ajuda médica é fundamental para combater o problema.
De acordo com a Mayo Clinic, os tratamentos mais comuns da ansiedade são psicoterapia, medicamentos prescritos por um especialista ou uma combinação de ambos.
Além disso, você pode adicionar certos alimentos à sua dieta que, graças a seus nutrientes, influenciam positivamente o cérebro e podem ajudar a manter a ansiedade sob controle.
Alimentos ricos em ômega 3
Um estudo da Universidade de Ohio descobriu que os ácidos graxos ômega 3 são excelentes nutrientes que apresentam benefícios ansiolíticos, ou seja, ajudam a diminuir os sintomas de ansiedade.
Entre os alimentos com altos níveis de ômega 3 estão peixes gordurosos, como salmão, além de nozes e algumas sementes, como chia e linhaça.
Chá de camomila
Um estudo da Universidade da Pensilvânia mostrou que consumir camomila a longo prazo reduz significativamente os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada. Adicione camomila em sua dieta, com duas ou três xícaras de chá ou infusão por dia.
Alimentos ricos em probióticos
Uma análise da Universidade de Maryland mostrou que alimentos fermentados que contêm probióticos podem ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade. Iogurte e picles são alguns alimentos com altos níveis de probióticos.
Aspargos
Segundo um estudo da Academia de Ciências Médicas da China, o aspargo ajuda a reduzir o nível de cortisol, que é um hormônio liberado em resposta ao estresse. Portanto, eles concluíram que o aspargo tem um efeito semelhante ao ansiolítico.
Alimentos ricos em antioxidantes
De acordo com a Universidade de Harvard, existe uma relação entre ansiedade e baixos níveis de antioxidantes. Por esse motivo, recomenda-se uma dieta rica em alimentos com um bom suprimento de antioxidantes.
Alguns desses alimentos são feijões, frutas (como maçãs, ameixas e cerejas), vegetais verdes, como espinafre e brócolis, além de nozes.
Alimentos ricos em magnésio
A Universidade de Innsbruck descobriu que ter uma dieta baixa em magnésio pode aumentar os sintomas de ansiedade.
Para evitar esse efeito, é aconselhável comer alimentos ricos nesse mineral, como vegetais verdes (como espinafre e brócolis), legumes e sementes de girassol.
Alimentos ricos em zinco
Um estudo da Universidade Estadual da Flórida confirmou que o zinco desempenha um papel importante na regulação dos neurotransmissores cerebrais, o que influencia positivamente a manutenção dos sintomas de ansiedade sob controle.
Adicione alimentos ricos em zinco à sua dieta, como ostras e alguns frutos do mar, feijão, carne e gemas de ovos.
Alimentos ricos em vitaminas B
Segundo a Universidade de Harvard, as vitaminas do grupo B (B1-tiamina, B2-riboflavina, B3-niacina, ácido B5-pantotênico, B6-piridoxina e B12) são essenciais na produção de neurotransmissores que desempenham um papel importante no humor, que pode ajudar a afastar sentimentos de ansiedade.
Alguns dos alimentos com altos níveis de vitaminas do complexo B são: laticínios (leite, queijo, iogurte), vegetais de folhas verdes, cogumelos, ovos, abacate, batata, banana e melancia.
Como combater a ansiedade naturalmente
- Remédio natural para ansiedade acalma células nervosas do corpo
- O que fazer durante uma crise de ansiedade? Guia ensina 5 passos
- 9 mudanças simples na rotina para acalmar e reduzir a ansiedade
Original Author: Raquel Ortiz Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/raquel-ortiz
Original ID value: 220847
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/220847/8-alimentos-que-pueden-ayudar-a-controlar-los-sintomas-de-la-ansiedad