7 problemas de saúde que você terá se não consumir fibras todo dia

por | jun 30, 2016 | Saúde

Já é amplamente divulgado que introduzir fibra na alimentação diária e essencial. O nutriente estimula o funcionamento do intestino, além de contribuir para que o organismo não absorva todos os açúcares ingeridos de uma vez. No entanto, o que a falta dela pode causar com o nosso organismo?

Veja também:
O que são fibras solúveis e insolúveis?
Lista de alimentos ricos em fibra
Ingestão de fibra interfere na gravidez

Segundo a nutricionista Melina Aniquini, consultora da Brasil Farma, alimentações com quantidades insuficientes de fibra podem trazer prejuízos à saúde do individuo em longo prazo. A quantidade de consumo ideal é de, em média, 30 gramas por dia. Entre os alimentos fonte, além das frutas, estão os grãos e as opções integrais

Alimentação pobre em fibra: 7 riscos

Aumento do colesterol ruim

Chamado de LDL, o colesterol ruim é responsável pelo surgimento de complicações cradioasculare,s isto porque ele obstrui veias e arteris e dificulta a passagem sanguínea. A fibra, neste caso, ajuda no combate do aumento deste tipo de colesterol já que,agindo  no intestino, ipede que a molécula de gordura seja absorvida pelo organismo.Cansaço, falta de energia, tontura e fraqueza

Uma alimentação pobre em fibras geralmente inclui pães e massas feitos com farinha refinada. Após a ingestão desses itens, o organismo faz a digestão muito mais rápido, elevando o nível de açúcar no sangue – processo chamado de pico glicêmico ou hipoglicemia. Como o açúcar é liberado todo de uma vez, a tendência é que, pouco tempo depois, o organismo já esteja sem energia. Já os alimentos com fibras são responsáveis por liberar o açúcar no sangue aos poucos, evitando o pico glicêmico e, consequentemente, fornecendo energia por mais tempo.

Fome

Exatamente por causa da hipoglicemia, um indivíduo com alimentação pobre em fibra sente fome com muito mais frequência. A inclusão de fibras na dieta prolonga a liberação da glicose no sangue e promove maior sensação de saciedade.

Obesidade

Em decorrência do pico glicêmico gerado pelos alimentos sem fibra, a tendência é que o indivíduo retorne a comer em pouco tempo. Esse fator pode contribuir para a obesidade. Alimentos ricos em fibra, no entanto, aumentam a sensação e saciedade, contribuindo indiretamente para o emagrecimento saudável.