A alimentação influencia diretamente a saúde de um indivíduo. Os efeitos podem até não ser percebidos imediatamente, mas os impactos aparecerão no decorrer dos anos. É exatamente por isso que, desde cedo, é necessário atentar-se à qualidade nutricional dos alimentos ingeridos.
Veja também:
Alimentos que aumentam a memória
Primeiros sinais da depressão: você sabe quais são?
Nível de açúcar nos alimentos: comparações impressionantes
A terceira idade é a fase da vida adulta onde há mais riscos de desenvolver doenças causadas por deficiências nutricionais, como osteoporose, falha de memória e movimentos imprecisos. A prevenção deve começar desde cedo.
Segundo Jamila Vital, nutricionista do restaurante Lótus Azul, é essencial saber aliar alimentos que reúnem nutrientes que combatem o envelhecimento precoce.
Potássio: combate a ação destrutiva do sódio no organismo. Onde encontrar: melancia, soja, ervilha e feijão.
Zinco: aumenta a imunidade que é perdida com a idade. Onde encontrar: arroz integral, nozes e castanhas.
Cálcio: mantem o ritmo cardíaco e previne o organismo da osteoporose. Onde encontrar: verduras verdes escuras, gergelim e quinoa.
Vitamina D: é essencial para a absorção do cálcio. Onde encontrar: frutas e linhaça.
Vitaminas do complexo B: são as responsáveis por fortalecer o sistema imunológico e proteger os tecidos nervosos. Onde encontrar: leguminosas e sementes.
Ômega 3: previne doenças como mal de Parkinson, Alzheimer, depressão e perda de memória. Onde encontrar: óleo de coco.
Antioxidantes: protege o corpo dos radicais livres. Onde encontrar: couve, brócolis, cenoura, beterraba e óleos vegetais.