A alimentação variada é fundamental para o cultivo de bons hábitos, já que a possibilidade de experimentar diversas combinações diminui a vontade de escapar da dieta.
Leia também
Linhaça emagrece e ajuda a combater TPM e menopausa
Grão de bico emagrece: saiba consumir e veja receita poderosa
Soja preta emagrece; veja como consumir
Grãos que fazem bem para a saúde
Para tanto, além de escolher legumes e folhas, os grãos integrais também podem ser adicionados ao cardápio para variar o paladar e blindar a saúde. Confira alguns dos mais nutritivos para apostar:

O grão de bico é uma leguminosa fonte de proteínas, carboidratos, vitaminas,s ais minerais e fibras. Estudos demonstraram que o alimento é aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, além de melhorar o metabolismo de gorduras no corpo.

A linhaça é um alimento funcional, comumente associado ao emagrecimento.Isso, pois as fibras do grão atuam na liberação da glicose no sangue e, por consequência, ajuda a diminuir o acúmulo de gordura no corpo. Além disso, ainda é rica em gorduras boas, substâncias anti-inflamatórias e vitaminas; capazes de blindar saúde e aumentar a qualidade de vida.

A quinoa é considerada um pseudo-grão, por necessitar de condições diferenciadas para o plantio. Entretanto o vegetal é rico em cálcio, ferro, ácidos graxos, ômega 3 e fibras. Seus benefícios estão relacionados à redução do colesterol, prevenção da osteoporose e hipertensão; além de proteção do sistema nervoso.

O feijão é rico em ferro e outros sais minerais; responsáveis pela formação dos dentes, ossos e pela saúde do sangue. Entre seus benefícios também estão a capacidade de ajudar no controle do índice glicêmico e a quantidade de proteínas.

A soja é rica em fibras, nutriente que melhora as funções intestinais e prolonga a sensação de saciedade após as refeições. Além disso, ainda é uma boa fonte de proteína vegetal, substância que auxilia na formação e manutenção dos órgãos e músculos.

A lentilha é tmbém é um alimento rico em proteína vegetal, responsável por restaurar músculos e tecidos. O alimento ainda contém baixa quantidade de gordura, podendo ser consumido até por quem está em dietas restritivas.

O amaranto é rico em fibras, vitaminas, sais minerais e gorduras boa; propriedades que melhoram o funcionamento do organismo e potencializam as funções dos sistemas cardiovascular e imunológico.








