7 frases que nunca devem ser ditas a uma pessoa com depressão

Em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, 7,6% da população adulta é diagnosticada com a doença, que não somente afeta o paciente, como também a todos aqueles que o cercam.

Tristeza constante sem motivo claro ou específico que se manifesta durante a maior parte do dia, durante pelo menos duas semanas, ansiedade, cansaço, falta de prazer em tarefas cotidianas, diminuição da libido, perda de memória e falta ou excesso de sono são alguns dos sintomas mais comuns de um quadro de depressão.

Istock

A complexidade da doença dificulta a compreensão de familiares, amigos e companheiros sobre o que a pessoa sente. No entanto, eles têm papel fundamental no tratamento e na melhora do paciente com depressão.

Se você conhece alguém próximo que está passando pelo momento difícil e não sabe exatamente como lidar com o problema, saiba que especialistas possuem uma lista de frases que nunca devem ser ditas a uma pessoa que sofre de depressão, mesmo quando a intenção é ajudar.

Frases que não devem ser ditas a uma pessoa deprimida

IStock
  • “Você está assim porque é pessimista”
  • “Pense positivo que tudo vai ficar bem”
  • “Isso é normal. Todo mundo fica triste, mas depois passa”
  • “Eu não sei como te ajudar”
  • “Esse desânimo é falta de ocupação”
  • “Pare de agir como um louco”
  • “Tenha calma e paciência que tudo vai ficar bem”

Como ajudar uma pessoa com depressão

ShutterStock

O primeiro passo para ajudar uma pessoa que sofre de depressão é mostrar que entende o sofrimento e que está disponível para auxiliar no que for possível.

Aposte em frases como “você não está sozinho. Estou aqui por você”, “você tem uma doença real que causa esses pensamentos e sentimentos”, “pode ser difícil acreditar, mas seus sentimentos mudarão”, “você é importante para mim ” e “nós passaremos por isso juntos”.

Além do apoio moral, demonstre de forma clara, explícita e objetiva como pretende ajudar. Em vez de apenas aconselhar e tentar animar com palavras carinhosas e de superação, se ofereça para acompanhar a pessoa em consultas médicas ou mesmo em tarefas do dia a dia.

Depressão: causas e tratamentos