Sua avó já dizia: prevenir é melhor do que remediar. E nada mais importante do que exames de rotina para se certificar se sua saúde anda em dia e se prevenir complicações e avanços de doenças. Uma visita a um especialista ajuda na avaliação da necessidade de testes que você deve fazer para se ver livre de preocupações. Conheça 7 exames que mulheres adultas precisam fazer, mas você nem sabe quais:
Leia também:
Exames essenciais na terceira idade
Check-up: veja a lista de exames que toda mulher deve realizar anualmente
Exames ginecológicos: como saber quais devo fazer

Mulheres com mais de 30 anos devem fazer mamografia a cada três anos para detectar possíveis sinais de câncer de mama.

Mulheres sexualmente ativas acima dos 20 anos devem, anualmente, fazer o exame Papanicolau que pode detectar câncer de colo de útero.

Exame de colposcopia pode detectar a presença de infecções, irregularidades ou sinais de doenças no útero e deve ser feito anualmente por mulheres com mais de 20 anos, sexualmente ativas.

Anualmente, mulheres sexualmente ativas maiores de 20 anos devem fazer exame pélvico e das mamas para verificar a presença de corrimentos anormais e infecções ou doenças na região do colo do útero, de nódulos e outras irregularidades nos ovários, trompas e nos seios.

Exames de colesterol e triglicérides devem ser feitos por todas as mulheres acima dos 35 anos, especialmente se apresentam histórico familiar da doença, obesidade ou vício em tabagismo.

Mulheres com mais de 35 anos devem fazer um eletrocardiograma em repouso para detectar possíveis problemas de batimento cardíaco.

Exame de eletrocardiograma de esforço, que observa frequência cardíaca em movimento acelerado deve ser realizado por mulheres acima dos 35 anos, especialmente se forem sedentárias.