7 alimentos diuréticos

por | jun 10, 2014 | Saúde

A retenção de líquidos é um dos maiores problemas que contribuem para o aumento de peso e, além de ser inimigo da dieta, esse fator ainda pode causar inchaços desconfortáveis e dores. A boa notícia é que existem uma série de alimentos com propriedades diuréticas que ajudam no funcionamento do rim – órgão responsável por filtrar e eliminar toxinas do organismo por meio da urina. Confira alguns dos principais alimentos para combater a retenção de líquidos.

Melancia

Composta em mais de 90% por água, a melancia é a principal fruta para combater a retenção de líquido. Além de estimular a produção de urina, o alimento ainda é rico em antioxidantes e nutrientes como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Cenoura

A cenoura é diurética porque estimula o metabolismo, graças a ação dos minerais, como silício e potássio, presentes no alimento. Seu efeito na eliminação de excessos e toxinas do organismo, torna o vegetal também um dos melhores alimentos para a pele, já que ajuda a renovar e manter a saúde do tecido.

Melão

Rico em vitaminas A e C e minerais como cálcio, potássio e magnésio, o melão é muito benéfico para livrar o corpo de intoxicações alimentares e, por isso, ajuda a remover toxinas por meio da urina. Além disso, a fruta ajuda ainda a reidratar o corpo em caso de perda excessiva de líquidos.

Pepino

Além de ser altamente diurético, o pepino também ajuda, entre outros benefícios, a eliminar o excesso de ácido úrico. Rico em antioxidantes, o vegetal é útil para combater o envelhecimento precoce.

Abacaxi

Rico em uma série de vitaminas e minerais, o abacaxi é conhecido por ser uma fruta digestiva. Dessa forma, ele ajuda o aparelho digestório e urinário a funcionarem melhor – eliminando toxinas mais rapidamente -, além de ser benéfico para estabilizar a pressão arterial e aliviar dores no aparelho respiratório.

Alcachofra

A alcachofra é considerada um remédio natural em função dos diversos nutrientes que carrega. Seus ingredientes ativos são úteis para melhorar a saúde do fígado, dos rins, para acelerar a digestão, desintoxicar o organismo e fortalecer o sistema imunológico.

Berinjela

Para quem quer emagrecer, a berinjela – ou melhor ainda, a água extraída do alimento– pode ser uma grande aliada. Além de fornecer sensação de saciedade prolongada, esse vegetal é potente para diminuir o inchaço do corpo, estimular a produção de urina, além de ajudar o organismo a absorver menos gordura.

Leia também:
Propriedades da água que fazem bem para a saúde
S
hake para desinchar com gengibre
D
ieta líquida: conheça os prós e os contras