6 sintomas e mudanças na saúde que você jamais deve ignorar

Depois dos 40 anos, a mulher volta a perceber novas mudanças no corpo, que podem indicar a aproximação ou chegada da menopausa. As características do período são conhecidas, mas a procura por um médico é sempre importante para identificar se causas de possíveis incômodos estão mesmo relacionados ao momento de maturidade feminina. Confira 6 sintomas e mudanças na saúde que você jamais deve ignorar, segundo reportagem do site “Prevention”:

Sinais de saúde perigosos

1. Alterações no ciclo menstrual: as mudanças de fato são comuns na menopausa, mas vale lembrar que atrasos e irregularidades também podem indicar desequilíbrio hormonal, doenças da tireoide, miomas uterinos, pólipos uterinos ou mesmo câncer cervical ou uterino. Exames clínicos indicados por um médico vão ajudar a entender melhor o problema.

ShutterStock

2. Ondas de calor: suor noturno e sentimento de aquecimento exagerado do corpo não devem ser ignorados, pois podem ser sinais de hipertireoidismo, cujos sintomas são rubor, sudorese, intolerância ao calor, palpitações cardíacas e insônia.

3. Queda de cabelo: é normal que um adulto perca cerca de 100 fios de cabelo por dia, mas quando a queda parece exagerada, vale consultar um médico e procurar fazer exames, já que pode ser um dos sintomas de hipotireoidismo que, se não for tratada, pode aumentar o colesterol e o risco de doença cardíaca.

4. Dores nas articulações: o incômodo em regiões como quadris, joelhos, lombar ou nas extremidades dos dedos podem indicar osteoartrite, uma doença das articulações caracterizada por degeneração das cartilagens e alterações das estruturas ósseas vizinhas.

Shutterstock

5. Depressão: tristeza excessiva, insônia, grande perda de peso e falta de interesse na vida são sinais típicos de depressão que, apesar de ter ligação direta com alterações hormonais, nem sempre pode indicar a chegada da menopausa. Procurar ajuda de especialistas é importante para reverter a situação.

6. Palpitações: sentir o coração batendo de forma irregular, rápido demais, pode indicar desde problemas na tireoide ou até algo mais grave, como doenças cardíacas de fato. Exames de eletro e ecocardiograma ajudam a afastar dúvidas e conhecer os cuidados necessários para tratar a condição.

TPM e menopausa: Alimentos que amenizam os sintomas