6 exames de rotina que seu namorado ou marido já deveria ter feito este ano

Segundo dados do IBGE, os homens brasileiros vivem em média sete anos a menos que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes e colesterol. Tudo porque, normalmente, eles são mais descuidados com a saúde. Para alertar os homens sobre o câncer de próstata e outras doenças que os acometem, esse é o mês Novembro Azul, inspirado no Outubro Rosa, campanha de combate ao câncer de mama nas mulheres. A seguir veja 6 exames que nenhum homem deveria negligenciar.

Leia também:
10 exames que ajudam a descobrir as causas da infertilidade
Exame de sangue pode detectar síndrome de Down
Jejum para exame de sangue: laboratórios deixam de solicitar

Exames de rotina masculinos

Autoexame testicular
É um tipo de autoexame que o homem faz durante o banho mesmo, apalpando o testículo e conferindo se não há nada de diferente, exatamente como as mulheres devem fazer com as mamas. Pode detectar câncer no testículo, e prevenir o avanço da doença precocemente. Como se trata de uma prática de autocuidado, todos os homens, a partir dos 15 anos, deveriam fazer todos os dias.

Exames de sangue
A coleta sanguínea pode medir níveis de glicose, perfil lipídico (colesterol e triglicerídeos), ácido úrico, creatinina e, em alguns casos, até os níveis de testosterona. É capaz de detectar problemas como gota, diabetes, colesterol ou triglicérides altos, hipogonadismo (se já houver sintomas), entre outros. É importante realizá-lo anualmente, a partir dos 20 anos.

Exame de urina
A coleta da urina tem como objetivo pesquisar elementos anormais e analisar se há presença de sedimentos, de quais tipos. O exame laboratorial detecta doenças nos rins, como cálculo renal, e até mesmo indícios de diabetes e hemorragias. Deve ser realizado anualmente por homens a partir dos 20 anos.

Exames cardiovasculares
Muitos homens podem apresentar hipertensão, portanto os exames incluem a aferição da pressão, teste ergométrico, ecocardiograma, e ultrassom do coração. A bateria de exames pode detectar doenças cardíacas como a hipertensão ou algum tipo de arritmia. São recomendados a partir dos 40 anos, se houver suspeitas.

Exame de próstata
Consiste no toque retal, em que o médico verifica o tamanho da glândula da próstata. Também pode ser indicado o PSA, exame de sangue que mede uma substância produzida por células da próstata, cuja elevação pode significar problemas à vista. Ambos têm o objetivo de detectar um aumento da próstata e câncer. O procedimento deve ser realizado após os 40 anos de idade, com periodicidade definida por seu urologista.

Colonoscopia
É um procedimento realizado por um tubo ótico, que filma e analisa toda a mucosa intestinal, verificando se há alterações ou feridas. Pode detectar câncer no reto ou intestino grosso. É indicado a partir dos 50 anos, a cada cinco anos, se estiver tudo bem, a cada dois anos se mostrar alterações.