https://www.instagram.com/p/Bn_UFxClAGz/?hl=pt-br&taken-by=pefabiodemelo
Muitos problemas cardíacos podem ser evitados com mudanças de hábitos. Mas o que mudar? O famoso cardiologista Dr. Roberto Kalil, do Hospital Sírio Libanês, que costumeiramente atende diversos famosos – como o Padre Fábio de Melo – já deu inúmeros conselhos importantes para uma vida mais saudável. Reunimos alguns deles aqui para você.
Dicas para o coração
Doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde e, conforme as projeções, os índices de mortalidade continuarão subindo pelo menos nas próximas três décadas. Com esse cenário preocupante em mente, o Dr. Roberto Kalil aconselha algumas mudanças de comportamento como meio de se prevenir e cuidar melhor do bom funcionamento do seu coração.
Controlar o colesterol
É imensamente importante estar em dia com os exames e verificar se o colesterol está desregulado para evitar, principalmente, doenças como o derrame cerebral e o infarto.
Ter alimentação balanceada
O doutor indica que o ideal é procurar um nutricionista para estabelecer a melhor dieta para o seu tipo de organismo, porém, se não for possível, buscar um equilíbrio entre proteínas e carboidratos, sem exageros, é o mais indicado.
Fazer exercícios físicos
Praticar exercícios é primordial para evitar doenças cardiovasculares. O Dr. Kalil explica que a saúde está em seus pés, pois uma simples caminhada diária pode prevenir um ataque cardíaco. Se você tiver problema com obesidade, ele indica que procure ajuda para reduzir peso, pois isso irá diminuir, e muito, a incidência de um infarto.
Diminuir o estresse
Esta é uma dica que o doutor assume ser mais complicada de seguir. As tarefas e correria do dia a dia tornam complicado encontrar um momento para respirar e relaxar. Contudo, tirar um tempo para si e descansar não deve ser tomado como um luxo, mas como uma prioridade para quem deseja ter uma vida mais saudável, já que a doença coronariana é fruto direto de altos níveis de estresse.
Não fumar
O cigarro é um grande fator de risco de doenças cardiovasculares. Deixar de consumi-lo ou, pelo menos, diminuir consideravelmente o uso é essencial para uma um coração mais saudável.
Ter acompanhamento médico
O doutor afirma que é essencial estar em dia com seus exames e tomar a medicação correta caso seja hipertenso, diabético ou tenha colesterol alterado de família. Além disso, sempre procurar auxílio médico caso sinta qualquer mal estar ou sintoma estranho, porque o infarto é, muitas vezes, uma doença silenciosa. Diversas pessoas são pegas de surpresa com sintomas inocentes, como um enjoo ou desconforto peitoral.
Dicas para cuidar da saúde
- 3 nutrientes para consumir e ter o coração saudável até o fim da vida
- 8 jeitos (ainda mais gostosos) de comer menos sal todos os dias
- 5 alimentos para evitar que fazem sua pressão arterial aumentar