6 alimentos que não devem ir para a geladeira

por | jul 21, 2014 | Saúde

Colocar alimentos na geladeira para conservá-los é comum nas casas dos brasileiros. Entretanto, alguns deles acabam perdendo seu sabor e suas propriedades em função do refrigeramento. Confira alguns dos principais alimentos que não devem ser guardados na geladeira.

Tomate

Além de impedir o amadurecimento do alimento, o refrigeramento faz com que o tomate perca seu sabor mais rápido, isso porque o ar frio rompe as membranas do fruto, deixando-o com textura de farinha.

Cebola

As propriedades da cebola são muito benéficas para a saúde, mas a conservação na geladeira pode acabar eliminando alguns nutrientes. Além disso, a umidade pode mofar o alimento. Procure armazená-las em um local seco e fresco.

Alho

Na geladeira, o alho pode começar a ficar borrachudo e mofado mais rapidamente, além de correr o risco de brotamento. Você pode armazená-lo, junto com as cebolas, em um local seco e fresco.

Manjericão

As propriedades do manjericão também podem se perder mais rapidamente na geladeira, isso porque o ar frio murcha o alimento, além de prejudicar o sabor. Para armazenar alimentos sem perder os nutrientes, uma boa dica é fervê-lo e congelá-lo.

Mel

A data de validade do mel é indefinida e pode ser conservado por um longo período, desde que em um recipiente hermeticamente fechado. Entretanto, ele pode ser inutilizado pelo ar frio da geladeira, que cristaliza e deixa o alimento muito duro.

Batata

Em temperaturas baixas, o amido da batata se transforma em açúcar mais rapidamente – isso vai endurecer o alimento e deixa-lo muito mais doce. A melhor forma de guardar batatas é coloca-las em um saco de papel em um local fresco e seco.

Leia também:
Conheça os benefícios do mel

Limpeza correta da geladeira evita contaminação; veja como fazer

Benefícios do tomate: retarda o envelhecimento e muito mais