6 alimentos que aliviam os sintomas da menopausa

por | ago 12, 2014 | Saúde

Entre os 45 e 55 anos é normal que muitas mulheres enfrentem os sintomas da menopausa. Ondas de calor, insônia, ansiedade e diminuição da memória são alguns dos efeitos mais comuns causados pelas alterações hormonais desse período. Para amenizar os incômodos, os nutrientes de alguns alimentos são aliados e ajudam a reequilibrar o organismo. Confira.

Soja

A soja conta com substâncias chamadas isoflavonas que, no organismo, tem efeito similar ao do hormônio estrogênio e, por isso, ajuda a aliviar alguns sintomas causados pelo desequilíbrio desse componente, como ressecamento excessivo da pele.

Tomate

Os licopenos presentes no tomate são antioxidantes poderosos, que ajudam a retardar o envelhecimento e a oxidação das células.

Iogurte

Um dos motivos para incluir o iogurte no cardápio diário é a alta concentração de cálcio no alimento, que fortalece os ossos, previne a osteoporose e estimula a síntese de colágeno.

Salmão

Um dos benefícios do ômega 3, presente em grande quantidade nesse peixe, para a saúde é que ele ajuda a diminuir os efeitos da menopausa na pele, prevenindo o ressecamento, além de reduzir os níveis de colesterol e fortalecer o coração.

Aveia

O cereal tem alta concentração de fibras solúveis, que ajudam a regular o intestino e prevenir a prisão de ventre, além de ajudar na redução do colesterol.

Chá verde

Os polifenóis do chá verde melhoram a formação de colágeno e fortalece o sistema circulatório. Já a cafeína presente na bebida ajuda a aumentar a disposição física e fortalece a memória.

Leia também:
Aliviar os sintomas da menopausa com yoga
M
enopausa: 20 mitos e verdades
L
inhaça emagrece e ajuda a combater sintomas da TPM e da menopausa