5 razões que farão você abolir queijos e outros frios da sua rotina alimentar

por | jun 30, 2016 | Saúde

Gostosos, queijos e embutidos, como salame, presunto e mortadela, são opções práticas para aquele momento em que a fome bate e não há tempo ou ingredientes necessários para fazer algo elaborado. Além disso, fatiados ou cortados em cubos eles são ótimos aperitivos.

Leia também

11 alimentos ricos em sódio que você come quase todo dia e nem se dá conta 

Dossiê das frutas lista seus principais benefícios à saúde 

Sucos detox: 7 receitas para desinchar 

Eles, no entanto, devem ser consumidos com moderação porque apresentam uma série de componentes que são prejudiciais à saúde. Andrea Figueiredo, nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, lista cinco razões para evitar o consumo de queijos e embutidos. Veja na galeria de fotos:

Excesso de sódio

A nutricionista alerta que os embutidos e alguns tipos de queijo, como parmesão, gorgonzola e provolone, possuem uma quantidade muito alta de sódio, que causa alterações cardíacas, aumento da pressão arterial e retenção de líquido. Segundo ela, alguns frios contêm 30% da recomendação máxima diária de sódio para uma porção de 40 g.

Crédito: Thinkstock

Ricos em gorduras saturadas

Outra razão para evitar a ingestão de queijos e frios é a alta concentração de gordura saturada nesses alimentos. De acordo com a nutricionista, a ingestão de gordura saturada em excesso aumenta o risco de doenças cardíacas, entope as artérias, elevam a taxa de colesterol ruim (LDL) e resultam em aumento de peso. Uma porção de 60 g de queijo prato possui 34% de gorduras saturadas do valor diário recomendado.

Crédito: Thinkstock

Ricos em conservantes

Andrea ressalta ainda que os embutidos são ricos em aditivos químicos, como corantes, conservantes e realçadores de sabor, que são prejudiciais à saúde. O nitrito e o nitrato, por exemplo, são conservantes presentes nesse tipo de alimento, que, se consumidos em excesso, aumentam os riscos de câncer.

Crédito: Thinkstock

São calóricos

Ricos em gorduras saturadas, queijos e embutidos são vilões quando o assunto é perda de peso. Pessoas que desejam controlar o peso ou até mesmo emagrecer devem evitar o consumo desses alimentos.

Crédito: Thinkstock

Pobres em vitaminas

Outro ponto contra os queijos e embutidos é o fato deles eles serem pobres em fibras, vitaminas e minerais essenciais á saúde. Alguns queijos, como queijo muçarela, são ricos em cálcio, mas são pobres em outros nutrientes.

Crédito: Thinkstock