Há 5 Nutrientes essenciais que você precisa, e precisa todos os dias! Em um mundo perfeito, come-se todos os nutrientes nas quantidades adequadas para preservar a saúde. Entretanto, todos sabemos que não é bem assim que acontece na rotina diária. Grande parte de nossas calorias vêm mesmo de junk food, ou de alimentos refinados e industrializados. Mas se você realmente se preocupa com a sua saúde, tente manter-se nutrido, pelo menos com os essenciais, para que o organismo tenha o básico para funcionar bem.
Os necessários
Vitamina D
Este pode ser chamado de nutriente super-herói. Há que saber que tecnicamente não é uma vitamina, e sim um pró-hormônio. Possui pelo menos 2.700 pontos de ligação com o nosso DNA, pontos estes relacionados com quase todas as doenças conhecidas, degenerativas ou crônicas. Câncer, diabetes, derrame, osteoporose, demência, degeneração macular, depressão, artrite reumatoide, resfriados, gripe, e a lista segue. Deficiência de D pode ser o começo do processo que desencadeia qualquer uma destas. A questão é que o estilo de vida, ou falta de conhecimento, não está permitindo que se receba o que a natureza oferece, diariamente e de graça: a produção de vitamina D através da exposição à luz UVB do sol (basta 10 minutos pela manhã). Para piorar, as fontes desta vitamina são reduzidas. Pode ser encontrada em peixes como o salmão, arenque ou sardinha. Porém, seria necessário consumir pelo 200 gramas de um destes peixes, corretamente preparado, para receber a quantidade diária necessária. A saída? Suplementos. Ou reservar 10 minutos diários para um passeio sob o sol da manhã.
Magnésio
Nosso corpo possui cerca de 100 trilhões de células complexas que necessitam de cerca de 15 minerais e de 15 vitaminas para funcionar. O magnésio está envolvido em cerca de 350 processos metabólicos. Portanto, é necessário consumir cerca de 500 miligramas todos os dias. Uma dieta pobre em magnésio pode ocasionar pressão desregulada, doenças cardiovasculares, diabetes, baixo nível de energia e enxaqueca. As melhores fontes: nozes, chocolate escuro, vegetais folhosos escuros e feijão.
Potássio
Sem o potássio necessário, o corpo sofre aumento da pressão arterial e perda de cálcio nos ossos. A recomendação médica é de que o consumo seja de 4700 miligramas por dia. É encontrado no abacate, banana, manga, feijão, grão-de-bico e ervilhas.
Iodo
A tireoide necessita de iodo para produzir os hormônios responsáveis pelo metabolismo. O iodo também pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata e de mama. O mínimo recomendado é de 150 milicentigramas todos os dias. Entre as fontes naturais estão o sal iodado e as algas marinhas. Se preciso, opte por suplementos.
Vitamina B12
Essa é mesmo crucial! Reduz o risco de neuropatia (perda da sensação nas mãos e nos membros), anemia, demência e até encolhimento do cérebro. É fundamental para a produção de células vermelhas do sangue. Sua deficiência é comum naqueles com idade acima de 50 (pela diminuição da capacidade de absorvê-la), portadores de doença celíaca, úlceras, parasitas, ou em pessoas que consomem álcool em excesso. O incrível é que sua necessidade diária é meramente 2.4 milicentigramas, mas não receber o suficiente gera consequências terríveis. Para obtê-la, há que consumir carnes vermelhas, frango e cereais.