5 mitos sobre gripe e resfriado

As gripes e resfriados estão entre as doenças mais comuns em nosso dia a dia. Com transmissão por vírus que circulam no ar ou por contato físico, esses dois males também estão cercados de mitos.

Dúvidas sobre gripe e resfriado

Vitamina C não combate resfriado

De acordo com estudo da New England Journal of Medicine, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, não existe comprovação científica da eficácia da vitamina C para tratar resfriados. Entretanto o consumo de alimentos ricos nesta vitamina ajuda a fortalecer o organismo e o sistema imunológico, que passa a oferecer mais resistência ao vírus.

Mudanças de temperatura não provocam gripe ou resfriado

O que acontece é que, no inverno, as pessoas tendem a se concentrar em locais fechados e sem ventilação, o que favorece a transmissão do vírus.

Sair com o cabelo molhado, ingerir líquidos gelados ou pegar vento frio não causam gripe ou resfriado

Essas doenças são transmitidas por vírus e as condições externas não têm influência alguma se não existir o agente causador.

Antibióticos não curam a gripe

Este tipo de medicamento combate apenas bactérias e a gripe é causada por vírus. Entretanto, é comum o desenvolvimento de infecções bacterianas como sinusite, bronquite e pneumonia. Por isso, é indispensável a orientação médica antes de iniciar tratamentos com antibióticos.

Vacina contra gripe não provoca a doença

É comum as pessoas queixarem-se de gripe logo após tomarem a vacina, entretanto, a medicação não contém o vírus vivo e, por isso, não transmite a doença. É comum apresentar vermelhidão no local da vacina e alguns sintomas de gripe de forma branda. Além disso, muitas vezes o vírus já está incubado no corpo antes da vacinação.

Leia também:
Receita de suco contra a gripe
M
edicamentos homeopáticos para gripe
R
emédios bizarros para curar o resfriado comum