Como 5 minutos de meditação por dia podem salvar sua vida? Essa prática combate muitos fatores que deagradam a saúde física e mental. Especialistas no tema defendem que todos deveriam encontrar uma maneira de incorporar a meditação em sua rotina, tornando-a um hábito diário. Estresse, fobias, distúrbios no sono, entre muitos outros itens, podem ter origem num desequilíbrio que pode ser resolvido com esta pausa em tudo, para organizar e fortalecer a mente.
Os sintomas que indicam a necessidade
As indicações de que é momento de começar a meditar são emitidas pelo próprio corpo. Entre estes estão as dores de cabeça regulares, dificuldades para dormir, distúrbios no apetite, facilidade para entrar em atrito com pessoas ao redor, desânimo para trabalhar, ou conviver socialmente com os demais , alterações no peso, cansaço, ou baixo desejo sexual, entre muitos outros exemplos.
Todavia, nem sempre estes sinais recebem a devida atenção, e mais tarde, acabam por tornar-se condições mais graves. Mas há que estar consciente que tendo um, alguns, ou vários destes sintomas, é momento de desacelerar.
Ainda que não sejam qualificados como perigosos para a saúde, denotam uma mensagem de quer algo deve ser mudado. E na maioria das vezes trata-se apenas de estresse. Os cientistas já deixaram comprovado que este estado de corpo e de espírito tem um impacto relevante no bem-estar. Uma das primeiras respostas do físico é a alteração na pressão sanguínea, e ganho, ou perda de peso. É possível parar essas manifestações, e evitar que seja iniciada uma verdadeira sinfonia de problemas de saúde.
Uma grande prova de que a meditação pode realmente transformar sua vida, é defendida pelo Dalai Lama. Ele demonstrou que os iogues budistas, que meditam nas montanhas, são capazes de realizar feitos considerados impossíveis. Numa das demonstrações, um monge aumentou sua temperatura corporal a tal ponto que conseguiu secar lençóis molhados em suas costas!
Cientistas intrigados de todo o planeta começaram a investigar tais feitos, e constataram que os cérebros daqueles que meditam, funciona de uma maneira diferente, onde as substâncias químicas responsáveis pela felicidade predominam num número muito maior que no daqueles que não praticam.
É muito difícil corrigir tudo que nos acontece na vida, mas a resposta está na mente (é nela que grande parte dos problemas começam, e é nela que está a solução). E o processo é muito fácil: Clique no vídeo abaixo e veja como é simples praticar 5 minutos diários de meditação.
http://www.youtube.com/watch?v=YpbFOhDsUSw