As frituras são alimentos tentadores, não só pelo sabor, mas também por estarem presente em grande parte dos cardápios e receitas de família. Entretanto, o excesso de gordura faz muito mal ao organismo. Saiba mais:
Frituras em excesso podem aumentar os riscos de câncer
A fritura pode promover no organismo a formação de uma substância chamada acroleína, que é altamente cancerígena. Ela é proveniente da degradação das propriedades do óleo quando submetido ao calor e apresenta toxicidade relevante ao corpo.
Frituras contribuem para pressão alta
As gorduras que podem ser encontradas nas frituras, quando consumidas com exagero, podem causar aumento da pressão arterial. Isso acontece, pois as gorduras formam placas nos vasos sanguíneos, que diminuem o diâmetro e dificultam a passagem do sangue.
Alimentos fritos são inflamatórios
Os alimentos fritos apresentam características inflamatórias, que causam o acúmulo de gordura abdominal e resistência à insulina. Tais fatores aumentam a sensação de cansaço e falta de energia, além de prejudicar a absorção ideal de nutrientes e até mesmo a inteferir na fertilidade.
Gordura ruim para o corpo
Até mesmo os óleos vegetais mais caros e de boa qualidade acabam se transformando em gordura ruim quandos submetidos às altas temperaturas. Por isso, além de prestar atenção no óleo utilizado, se for realmente necessária a fritura para o preparo da receita, procure deixar os alimentos pelo menor tempo possível sob esse tipo de cozimento.
Óleo reutilizado faz mal
O óleo reutilizado sucessivamente nas frituras transforma-se em gordura transaturada, a famosa gordura trans, substância diretamente relacionada às doenças cardiovasculares e hipertensão. Em casa, além de evitar a fritura, jamais reutilize o óleo para outros alimentos.
Leia mais
5 dicas para preparar frituras de maneira mais saudável
Veja qual é a forma correta de descartar o óleo de cozinha
Alimentos proibidos para quem tem gastrite