Uma noite bem dormida, além de muito relaxante, ajuda a recuperar as energias, estabiliza os hormônios e repara os danos às células do corpo. É provável que nenhum outro cuidado com a saúde seja tão prazeroso quanto dormir bem. Mas, mesmo que você já levante da cama querendo voltar para ela, há noites em que adormecer pode ser muito difícil.
Leia também
Dicas para uma boa noite de sono
Dormir bem ajuda a perder peso
Qual é a melhor posição para dormir?
Uma das mais frequentes causas da falta de sono é a alimentação. Alimentos gordurosos, por exemplo, levam mais tempo para serem digeridos e podem comprometer a qualidade do sono. Comer comidas leves ajuda muito, mas existem alguns alimentos em especial cuja composição ajuda a regular o ciclo de dormir e acordar. Há também um benefício extra caso sejam escolhidos os melhores acompanhamentos para eles. Veja quais são a seguir.
Alimentos para uma boa noite de sono
O leite tem triptofano, que regula o ciclo de dormir e acordar (Créditos: Thinkstock)
Leite com mel
A nutricionista Vanessa Suzuki, professora da Universidade Anhembi Morumbi, explica que a proteína presente no leite é fonte de triptofano. Este aminoácido essencial é precursor do neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina. ‘Alguns autores atribuíram efeitos da ingestão dessa proteína no apetite, na saciedade, no humor, na percepção da dor e no ciclo de dormir e acordar’. Vanessa recomenda o consumo de três porções diárias de leite ou derivados, como o queijo. Os carboidratos facilitam a absorção do triptofano, por isso, é uma boa ideia adicionar mel ao leite. Já achocolatados com açúcar tem ação estimulante e devem ser evitados.
Iogurte com aveia
A nutricionista recomenda também o consumo de derivados do leite, como iogurtes com baixo percentual de gorduras, pois eles têm a mesma ação que a bebida. A porção de iogurte também deve ser de três porções diárias. É uma boa ideia incorporar aveia que, além de ser um carboidrato e aperfeiçoar a absorção do triptofano, também possui a substância que ajuda a regular o sono.
Banana com aveia
Esses dois alimentos contêm tanto triptofano, quanto carboidratos, o que os torna bons sozinhos, mas excelentes em dupla.
Sementes de abóbora e girassol
Além de serem fonte de triptofano, elas também têm nutrientes que participam na síntese de serotonina – como vitaminas do complexo B, B6, B12, colina, ômega 3 e magnésio –, hormônio que melhorar a qualidade do sono.
Salada de frutas
Uma combinação de laranja, maracujá e jabuticaba, todas elas frutas ricas em triptofano, é uma boa pedida para dormir bem. Distribua o consumo durante todo o dia, para não dormir com o estômago pesado.