5 ingredientes funcionais para deixar a comida mais saudável

por | ago 14, 2014 | Saúde

Os alimentos funcionais contam com uma série de propriedades que ajudam a prevenir problemas de saúde e a acelerar o metabolismo. Algumas ervas aromáticas utilizadas como temperos também podem potencializar os benefícios dos alimentos. Confira cinco ingredientes funcionais para incrementar o valor nutricional das refeições.

Alho

O consumo regular desse alimento é benéfico para regular a pressão arterial e ajuda a flexibilizar as paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, o alho inibe a fixação de gorduras ruins nas paredes dos vasos arteriais, reduzindo assim os riscos de doenças cardiovasculares e contribuindo para a diminuição dos níveis de colesterol ruim.

Salsa

A salsa faz parte dos grupos de alimentos ricos em antioxidantes que ajudam a inibir a ação dos radicais livres, associados ao desenvolvimento de cânceres. Além disso, a erva também é fonte de ácido fólico e de vitamina K, que ajuda a regular a capacidade de coagulação do sangue.

Gengibre

O gengibre é um super alimento carregado de benefícios para a saúde. Além de ser termogênico e ajudar a acelerar o metabolismo e a queima de gordura e facilita a circulação sanguínea.

Cebola

 Antioxidante, antialérgica e anti-inflamatória, a cebola ajuda a elevar os níveis de colesterol bom (HDL), além de auxiliar na dissolução de gorduras.

Manjericão

Rico em flavonoides, antioxidantes naturais poderosos, o manjericão é fonte de vitamina A, C e K, ferro, cálcio, potássio, magnésio e outros minerais. Essa erva aromática ajuda a evitar a formação de placas de gordura nas artérias, além de dilatar os vasos e facilitar a circulação sanguínea.

Leia também:
Gengibre emagrece, extermina gordura e previne gripes
R
eceita fácil de patê de manjericão
B
enefícios do óleo de alho