Os triglicerídeos são gorduras derivadas do consumo de carboidratos e da quebra da própria gordura e que precisam, assim com o colesterol, ser controlados e bem observados – em excesso, aumentam o risco de desenvolvimento de diabetes e de doenças coronarianas. Confira cinco dicas para diminuir o triglicérides e levar uma vida mais saudável.
Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas
Por ser altamente calóricas, as bebidas com álcool estimulam a produção de triglicerídeos. Além disso, essa substância prejudica o funcionamento do fígado, o que pode aumentar o acúmulo de gordura no órgão.
Reduzir o consumo de açúcar
A absorção de açúcar pelo organismo também estimula a produção de triglicerídeos, além de aumentar a glicose no sangue. A combinação desses dois fatores pode causar diabetes. Procure reduzir o consumo de alimentos com açúcar e prefira a suas versões dietéticas.
Diminuir consumo de carboidratos
Para diminuir a sintetização de triglicerídeos no fígado, procure controlar a ingestão de carboidratos, especialmente de carboidratos simples – que são pobres em nutrientes e não saciam a fome por muito tempo.
Parar de fumar
Além de causar resistência à insulina, o que pode levar ao desenvolvimento de diabetes, o tabagismo potencializa o risco de doenças cardiovasculares e intensifica os danos causados pelo alto nível de triglicérides no sangue.
Ômega 3 na alimentação
Um dos diversos benefícios do ômega 3 para a saúde é que essa gordura reduz o nível de triglicérides no sangue. Para incluir esse nutriente na alimentação aposte em peixes como atum, sardinha, salmão e frutas oleaginosas, que são ricas nessa substância.
Leia também:
Pipoca faz bem à saúde, não engorda e até previne algumas doenças
Farinha branca traz riscos de obesidade e doenças crônicas
Gorduras saturadas, insaturadas e trans: entenda a diferença