5 alimentos naturais que podem te intoxicar, mas você nunca nem imaginou

Alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes sempre são associados a uma boa dieta equilibrada e repleta de vitaminas e nutrientes. No entanto, o que você pode não saber é que alguns desses alimentos pode causar intoxicação em pessoas que possuem algum tipo de problema de saúde. Conheça alimentos naturais que podem te intoxicar e você nem imaginava:

Leia também:
Quais alimentos têm mais agrotóxicos?
Como evitar a ingestão de agrotóxicos presentes nos alimentos
7 alimentos que podem causar intoxicação alimentar

Pessoas com problemas renais devem consumir espinafre com moderação e preferencialmente cozido. Isso porque ele pode inibir a absorção de cálcio e ferro presentes nos de alimentos que acompanham o prato por ter alta concentração de ácido oxálico e ácido fítico.

Castanha-do-Pará é um bom exemplo de oleaginosa saudável, mas não deve ser consumida em excesso. Rica em selênio, ela pode ser tóxica se houver uma overdose do nutriente, causando enjoos, vômitos, fadiga excessiva e até queda de cabelos. Especialistas recomendam a ingestão de, no máximo, duas castanhas diariamente por até cinco dias na semana.

Amêndoas devem ser ingeridas torradas para eliminar a presença de cianeto que compõe a oleaginosa. A substância pode causar problemas de tireoide por impedir a absorção de alguns minerais.

Castanha de caju pode causar irritações e inflamações na pele se não for torrada antes do consumo por conter uma toxina alergênica denominada urushiol.

Você adora alimentos naturais como shimeji, shitake e champignon? Eles realmente são saudáveis, mas saiba que nem todo cogumelo pode ser consumido, afinal, algumas espécies são venenosas.