5 alimentos bons para o fígado

por | jun 16, 2014 | Saúde

O fígado é um dos maiores órgãos do corpo humano e suas funções são vitais para a sobrevivência do organismo. Entre seus principais trabalhos estão a síntese de colesterol, a desintoxicação do corpo, armazenamento de vitaminas, e produção de bile – substância que age na digestão de gordura. Para manter esse órgão saudável é fundamental atentar-se à alimentação. Confira alguns alimentos bons para a saúde do fígado.

Abacaxi

O abacaxi contém uma enzima chamada bromelina, potente para facilitar a digestão, especialmente de alimentos mais pesados. Por isso a fruta é eficaz para ajudar a desobstruir o fígado e evitar o acúmulo e toxinas e gorduras.

Escarola

A substância que dá o sabor amargo para a escarola é responsável também por estimular a produção e secreção de bile, o que ajuda o fígado a trabalhar melhor. Além disso, o vegetal é fonte de nutrientes importantes como ácido fólico, zinco e vitaminas.

Maçã

Entre os diversos benefícios da maçã está a alta concentração de pectina, fibra solúvel que ajuda a diminuir o colesterol ruim e a facilitar a digestão de gorduras. Dessa forma, a pectina ajuda a eliminar as toxinas mais rapidamente, impedindo que elas se acumulem no fígado.

Gengibre

O gengibre é um superalimento e um de seus benefícios é o efeito tonificante. Dessa forma, ele ajuda a estimular a secreção de bile, além de acelerar a digestão e eliminação de gorduras.

Salmão 

Rico em ômega 3, gordura benéfica para o corpo, o salmão é útil também para blindar o fígado. Essa gordura ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim e contribui também para a desintoxicação do organismo.

Leia também:
Câncer de fígado: sintomas, causa e tratamentos
C
olesterol: inimigo da saúde
Á
gua de gengibre emagrece e elimina gordura: veja como preparar