Todos os tratamentos bucais, dos mais diferentes tipos, ajudam a melhorar a estética dos dentes. Mas existem alguns que causam impacto direto na harmonia e beleza de dentes e gengiva, resultando em um sorriso digno de capa de revista. Nova forma, cor e alinhamento são os mais pedidos da odontologia estética.
Leia também
Veja antes e depois dos sorrisos dos famosos
7 alimentos para ter dentes perfeitos
Segundo o dentista Rodrigo Bueno de Moraes, do Instituto Pedro Martinelli, um sorriso bonito é sustentado por quatro pilares:
– Boa higiene e manutenção regular da saúde bucal com visitas periódicas ao dentista;
– Encaixe o mais exato possível das arcadas dentárias superior e inferior;
– Contorno proporcional das gengivas e dos dentes;
– Integração dos aspectos bucais com o desenho facial de cada pessoa.
Quer conhecer os procedimentos responsáveis por essas conquistas? Confira a seguir.
Lentes de contato dentárias
As lentes de contato dentárias são lâminas finas de cerâmica ou porcelana coladas ao esmalte do dente para corrigir manchas leves, imperfeições, lascas e fraturas. Segundo o cirurgião-dentista Oswaldo Scopin, especialista em prótese dental, comparada com as técnicas tradicionais de laminados e coroas, a ‘lente de contato’ preserva muito mais a estrutura dental.
Depois de colada, a faceta adquire resistência ao desgaste semelhante ao esmalte dental. “A durabilidade de qualquer restauração é de aproximadamente dez anos, podendo durar mais ou menos de acordo com vários fatores, desde a indicação e execução clínica, até os cuidados do paciente durante a manutenção”, completa.
De acordo com Scopin, a técnica é indicada para pessoas com dentes muito espaçados, mal posicionados ou irregulares, mas que não tenham nenhum problema severo na articulação temporomandibular (ATM).
‘Costumo indicar lentes de contato para pacientes adultos que já terminaram a fase de crescimento facial e que tenham um sorriso que necessita de acréscimo de material, principalmente quando não há necessidade de preparo ou desgaste dental. Um bom exemplo são os pacientes que têm dentes anteriores desgastados’, resume o especialista.
Plástica de gengiva
O dentista Ricardo Bueno explica que, muitas vezes, a adequada reabilitação estética passa pela correção da proporção de gengiva, em associação com restauros dentários. ‘A plástica de gengiva serve principalmente para a criação de uma proporcionalidade no contorno desse revestimento de tecido que circunda os dentes’, esclarece. ‘Assim podemos optar por remover excessos, em casos de dentes diminuídos – que conferem ‘ar infantil’ ao sorriso de adultos – ou buscar técnicas de recobrimento de áreas em que as gengivas estão retraídas, deixando os dentes excessivamente compridos e visualmente pouco estéticos’.
Aparelhos invisíveis
Aparelhos transparentes devem ser trocados de 15 em 15 dias (Créditos: Thinksotock)
O aparelho dentário deixou de ser comum apenas entre crianças e adolescentes, hoje é cada vez mais frequente o seu uso entre adultos, com objetivo de corrigir imperfeições que passaram despercebidas na infância. A diferença é que, nessa idade, há uma preferência por aparelhos transparentes, que garantam mais conforto e aceitação.
O Invisalign System é um exemplo. Os dentes do paciente são radiografados e este material é enviado para o laboratório. Lá, o modelo é submetido ao programa de computador, que gera imagens que servem de molde para os vários aparelhos de plástico transparente que serão usados ao longo do tratamento. Os aparelhos são trocados a cada quinze dias e o paciente só o retira para comer, escovar os dentes e passar o fio dental. Este tratamento só pode ser usado por pessoas com disfunções ortodônticas simples.
Existem também os aparelhos de porcelana, que garantem um sorriso menos poluído, e a chamada ortodontia lingual, feita instalando os brackets – as pecinhas de metal do aparelho que são fixadas nos dentes – na parte interna de cada dente.
Clareamento dentário
Um sorriso com formas perfeitas certamente perde parte da graça quando está amarelado, por isso o clareamento dos dentes se torna tão importante. O processo de clareamento pode acontecer em casa ou no consultório, dependendo da indicação.
“No consultório, o procedimento é uma alternativa para quem não quer se sujeitar ao uso de moldeiras e quer atingir resultados mais rapidamente. O dentista isola os dentes para proteger a gengiva e aplica um agente oxidante forte. Já em casa, o paciente, sempre com orientação, leva um oxidante fraco para usar diariamente”, explica o cirurgião dentista Flávio Luposeli. Em linhas gerais, a ação do gel aplicado é uma reação de oxidação dos pigmentos amarelados do dente. “Normalmente são feitas duas consultas com três aplicações do gel por quinze minutos. Mas isso não é uma regra, pode ser flexibilizado”, destaca o Dr. Luposeli.
O dente clareado pode vir a escurecer depois de um tempo caso não seja feita a manutenção adequada. “Indicamos que os pacientes tomem alguns cuidados, como alimentação e, principalmente, escovar os dentes após todas as refeições”, ressalta.