4 coisas que ocorrem com sua vagina e te deixam preocupada, mas são normais

por | mar 15, 2019 | Saúde

Quando se trata da nossa saúde é normal ficarmos alarmadas diante de qualquer mudança. Assim é também com nossa saúde íntima, mas é importante ter em mente que nem sempre as manifestações do seu corpo sinalizam que algo está fora da normalidade. Diante do comum desespero frente a sintomas normais da nossa anatomia genital, selecionamos 4 coisinhas que costumam ser foco de preocupação para muitas mulheres mas que na verdade são normais.

Vagina dentro do normal

Minha vagina tem cheiro ácido

De acordo com a ginecologista Flávia Fairbanks, a região íntima feminina pode não ter cheiro algum ou liberar um odor levemente ácido. Isso acontece porque as bactérias da vulva e vagina são prioritariamente do tipo lactobacilo, que produz ácido lático. Portanto, um odor que lembre cândida também é normal.

Se o odor ficar mais forte, aí sim é possível que você esteja com algum tipo de infecção vaginal. O cheiro fica mais acentuado em função da mudança da secreção, que “se fortalece” para combater o agente invasor, dando origem também a corrimentos. Já o cheiro de peixe podre, que também pode surgir, é sinal de vaginose, uma infecção causada pela bactéria Gardnerella vaginalis, que também gera corrimento acinzentado e leitoso.

Minha vagina solta secreção

A secreção vaginal é constituída por bactérias e células mortas decorrentes da degradação natural do meio vaginal e é responsável pela autorregulação da área – sendo, portanto, completamente normal.

Ainda de acordo com a ginecologista, a cada período do ciclo menstrual o aspecto da secreção vaginal muda. Geralmente, depois da menstruação, a secreção reduz significativamente de quantidade. Já no período da ovulação ela tende a aumentar novamente; seu ápice é a secreção semelhante a clara de ovo. No pós ovulação a secreção ganha uma aparência mais pastosa que vai se tornando fluída novamente durante a menstruação.

No entanto, embora seja natural que a vagina elimine secreções durante o ciclo, Flávia alerta para dois tipos de corrimentos que podem indicar doenças: aquelas secreções mais amareladas ou esverdeadas.

Minha vagina incha depois do sexo

Sentir um inchaço na vagina depois do sexo é normal e não representa necessariamente um problema de saúde. Ocorre que normalmente há um aumento do fluxo sanguíneo para a região íntima feminina, principalmente o clitóris, durante a relação sexual. A sensação é de inchaço e pode gerar um certo desconforto, mas ela passará minutos após terminada a relação. Se o inchaço persistir por muitas horas é recomendado procurar um médico para se certificar que não houve nenhuma lesão mais profunda.

Sinto dor pélvica durante a menstruação

A dor pélvica durante o período menstrual pode ser bastante semelhante às conhecidas cólicas e, assim como elas, está dentro da normalidade se for um desconforto moderado e passageiro. De acordo com a ginecologista e obstetra Patrícia de Rossi, em geral, as dores no período menstrual, especialmente abdominais e pélvicas, estão relacionadas ao aumento de produção de prostaglandinas, substâncias normalmente produzidas no útero que auxiliam a eliminação da menstruação. Em algumas mulheres há uma produção elevada e a sensibilidade é aumentada, causando o desconforto.

Contudo, se a dor foi intensa e constante é importante procurar um médico uma vez que dor pélvica está entre os sintomas de um quadro que demanda bastante atenção chamado endometriose.

Vagina saudável