Rica em nutrientes e de baixa caloria, a rúcula carrega uma série de propriedades benéficas que agem nas mais diversas áreas do corpo e ajudam a manter a saúde em dia. Confira os melhores benefícios da rúcula para incluir já o vegetal no cardápio.
Previne o câncer
Um dos alimentos mais ricos em antioxidantes, a rúcula ajuda a combater a ação dos radicais livres, associada ao desenvolvimento de cânceres. A alta concentração de vitamina A ajuda a proteger o corpo contra o câncer de pele, pulmão e bucal, já os fitoquímicos presentes no alimento ajudam a inibir substâncias cancerígenas.
Fortalece os ossos
A vitamina K, em grande concentração nesse alimento, ajuda a diminuir os riscos de fraturas ósseas, enquanto o cálcio, potássio e magnésio são benéficos para fortalecer toda a estrutura dos ossos.
Saúde dos olhos
Enquanto a vitamina C do alimento ajuda a prevenir contra a catarata, os carotenoides são importantes para evitar outros problemas de visão, como a degeneração ocular.
Absorção de minerais
Boa parte das verduras contêm altos níveis de oxalato, uma substância que inibe a absorção de minerais no organismo. A rúcula, por outro lado, tem baixíssima concentração desse elemento, tornando-se uma opção mais saudável para quem busca alimentos ricos em cálcio e outros minerais importantes para o corpo.
Leia também:
Benefícios da lentilha para manter a saúde em dia
Conheça os benefícios do aspargo
Receita de tapioca de rúcula