4 alimentos para aquecer o corpo no inverno

por | maio 5, 2014 | Saúde

A queda da temperatura pode incomodar bastante as pessoas mais sensíveis, e nem os agasalhos ou cobertores são capazes de afastar a sensação de frio. Para acabar com esse problema, uma dica é manter o corpo aquecido não só por fora, mas também por dentro.

Leia também:
6 alimentos para evitar gripes e resfriados no inverno
5
 temperos que fazem bem à saúde
B
eber água para emagrecer: como acelerar a perda de peso

Além dos alimentos e bebidas quentes propriamente ditos, alguns outros têm o poder de elevar a temperatura do corpo. O mais importante é escolher pratos que, além de esquentar o corpo, não comprometam o organismo. O abuso de massas, café ou mesmo sopas prontas pode prejudicar a dieta e a saúde.

Alimentos que esquentam o corpo

Cacau em pó

Altamente antioxidante, o cacau é rico em uma série de nutrientes – vitaminas, A, B1, B2 e B3, minerais como magnésio, zinco e cobre -, é capaz de melhorar o humor e de aumentar a temperatura interna

Pimenta vermelha

Rica em capsaina, substância que estimula a quebra das moléculas de gordura, a pimenta vermelha pode acelerar a atividade metabólica e aumentar a circulação, o que resulta em uma sensação de aquecimento interno. O consumo desse alimento, entretanto, deve ser moderado e não é recomendado para pessoas com problemas no estômago.

Canela

Que tal substituir o açúcar pela canela? Essa especiaria ajuda a adoçar comidas e bebidas de forma mais natural e saudável. Além disso, a canela é poderosa para aquecer o corpo.

Mingau

É comum que muitas pessoas deixam de consumir o mingau com medo de engordar, mas isso não é necessário. Basta escolher corretamente a composição: aposte nos leites vegetais para cozinhá-lo, como o leite de arroz, soja ou aveia. Além disso, o fubá também pode ser substituído por amaranto ou quinoa adoçados com canela, que deixarão a mistura mais magra e confortável para aquecer o corpo.