O segredo para detectar alguns problemas de cólon é conhecer bem seus hábitos intestinais. E o jeito mais fácil de se autoconhecer é examinando visualmente suas fezes todos os dias. Abaixo listamos alguns dos sintomas de problemas mais comuns, que podem ser sinalizados pelo cocô. Mas lembre-se de contactar o seu médico se alguma coisa nova e incomum permanecer por várias semanas.
Leia também:
Por que fazer cocô muitas vezes por dia pode ser alerta ruim?
O que a cor e o aspecto do cocô podem dizer sobre sua saúde
Por que fazer cocô só em casa sabota sua própria saúde
Sintomas de doenças no cocô
1. Sangue
Provavelmente OK: Sangue vermelho-vivo no vaso sanitário ou no papel-higiênico depois de evacuar. Pode indicar um pequeno rasgo anal ou uma hemorróida geralmente inofensiva.
Provavelmente não: Sangue mais escuro (marrom ou quase preto) entrelaçado com as fezes pode sinalizar sangramento no cólon. Perceba se isso se repete, e consulte um médico.
2. Dificuldade
Provavelmente OK: Esforço, mesmo que por uma semana ou duas de constipação. Dica: você pode estar desidratada.
Provavelmente não: Evacuação nenhuma ou prisão de ventre prolongada (mais de um mês), juntamente com fezes estreitas, o que poderia significar um bloqueio no cólon.

3. Dor
Provavelmente OK: Cólicas ou inchaço que tornam difícil fechar o botão de seu jeans.
Provavelmente não: Dor forte diária suficiente para interromper o seu sono ou forçá-la a mudar sua rotina. Procure imediatamente um médico.