Estima-se que no Brasil, cerca de 300 mil pessoas sofrem por ano de doenças no coração. Segundo o Ministério da Saúde, um indivíduo morre a cada dois minutos por causa de problemas no sistema cardiovascular.
A boa notícia é que esses problemas podem ser evitados com atitudes simples no dia a dia, como mudanças no estilo de vida e adoção de hábitos alimentares saudáveis, que ajudam a reduzir fatores de risco como hipertensão e colesterol alto, por exemplo.

Nutrientes que previnem doenças cardíacas
Adotar hábitos saudáveis é o primeiro passo para prevenir doenças no coração: uma dieta balanceada, exercícios físicos e deixar maus hábitos de lado, como consumo excessivo de álcool e cigarro, contribuem com a saúde deste órgão vital e do corpo como um todo.
O especialista Claudio Tacconi, gerente sênior de Nutrição Humana da BASF, revela que existem pesquisas que mostram que a combinação de alimentos saudáveis para o coração pode ser eficaz para evitar fatores de risco, como o colesterol alto.
Segundo ele, existem soluções fáceis de serem adotadas, como ingredientes funcionais que podem ser incluídos na dieta e são poderosos aliados da saúde do coração. Entre eles, estão os fitoesteois, Ômega 3 e licopeno:

Fitoesteois
Estas substâncias podem ser encontradas em grãos, nozes, legumes, vegetais e sementes de frutas. A recomendação da Sociedade Internacional de Aterosclerose é ingerir pelo menos 2 gramas ao dia. Os fitoesterois contribuem com a redução dos níveis de colesterol LDL – o colesterol “ruim”.

Ômega 3
Elemento importante na prevenção de doenças do coração, o Õmega 3 ajuda a regular a pressão arterial e frequência cardíaca. Pode ser encontrado em peixes de água salgada, como salmão e atum, nos ovos assim como em suplementos alimentares.
Licopeno
Antioxidante, previne a ação dos radicais livres nas células e evita doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, por exemplo. O licopeno pode ser encontrado em alimentos de cor vermelha, como tomate, melancia e goiaba.