3 combinações de ervas para fazer chás funcionais

por | mar 7, 2014 | Saúde

Os benefícios dos chás são inúmeros e cada erva utilizada para produzir a bebida gera um efeito específico. Entretanto, a combinação entre elas pode potencializar suas funções e ajudar em uma série de problemas de saúde. Conheça algumas combinações de ervas e seus benefícios e veja como preparar.

Dormir melhor

Para ter uma boa noite de sono, aposte na combinação entre melissa e camomila. “A infusão de melissa e camomila melhoram a qualidade do sono, pois possuem substâncias que diminuem a agitação e melhoram os desconfortos gástricos e intestinais”, explica a consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi. Para potencializar o efeito, acrescente passiflora, que tem efeito calmante.

Como preparar

Para cada xícara da bebida, misture meia xícara de passiflora, meia xícara de camomila e meia xícara de melissa.

Evitar compulsão alimentar

A compulsão por comida ou por alimentos específicos, como doces, é uma grande inimiga das dietas e do estilo de vida saudável. Para ajudar a combater esse problema, a combinação entre melissa e camomila é uma boa opção.

Como preparar

Para cada xícara de água, misture uma colher de sobremesa de folhas secas de melissa e uma colher de sopa de camomila. Para potencializar o efeito, beba após as refeições.

Diminuir a retenção de líquido

Outra grande inimiga da perda de peso e responsável pela sensação de inchaço, a retenção de líquidos pode ser diminuída com chá de cavalinha e chapéu de couro, cujo efeito diurético ajudará a reduzir o problema.

Como preparar

Para cada xícara de água, misture uma colher de chá de chapéu de couro com uma colher de chá de cavalinha.

Leia também:
Chá de cavalinha para emagrecer
D
icas para acabar com a retenção de líquido
C
há de manjericão contra gripes e resfriados