3 coisas que VOCÊ pode fazer por si mesma para acabar com os incômodos da menstruação

por | jun 30, 2016 | Saúde

Inchaço, alterações de humor, dores, você já conhece de cor todos os incômodos que experimenta durante a menstruação. Todas as mulheres que sofrem com o problema, em maiores ou menores proporções, devem saber, no entanto, que é possível combater os efeitos da menstruação sem precisar de medicamentos.

Leia também:
Hábitos de higiene íntima durante a menstruação
3 motivos que fazem a menstruação bagunçar todo seu intestino
10 dúvidas sobre menstruação respondidas por médicos

Mudanças de humor na menstruação

As flutuações hormonais de estrógeno e progesterona que ocorrem antes da menstruação afetam diretamente seus níveis de serotonina, mexendo drasticamente com o seu humor. Além disso, uma deficiência de cálcio pode intensificar ainda mais o problema. Portanto, antes de mais nada, aposte em alimentos ricos em cálcio, como queijo, leite e sorvete. De acordo com estudos, mulheres que consomem 1.200 mg de cálcio por dia têm menos mudanças de humor na TPM.

Outra boa dica para reduzir os sintomas da menstruação é se alimentar de forma balanceada e sempre nos mesmos horários, sem ficar muito tempo sem comer. Se você manter sempre constantes os níveis de açúcar, vai se sentir menos cansada e com menos chances de ficar irritada.

Inchaço durante a menstruação

Grande parte das mulheres experimenta uma sensação de inchaço na região da barriga alguns dias antes da menstruação. Mais uma vez, as mudanças nos níveis de estrogênio e progesterona são as causas do problema. Para evitar o desconforto, reduza a quantidade de sal na dieta uma semana antes da menstruação. Além disso, tente beber mais água do que o habitual para evitar o peso no corpo e as cólicas menstruais.

Posso fazer sexo menstruada?

Para a maioria das mulheres, sexo e menstruação são coisas incompatíveis, mas a verdade é que não há problema algum em transar durante o período. Além disso, alguns estudos indicam que o sexo é uma boa maneira de aliviar dores de cabeça, ansiedade e até mesmo cólica. Você precisa apenas, claro, ter um cuidado maior com a higiene e não abrir mão do preservativo.