Se você depende apenas do tradicional cafezinho quando sente que precisa melhorar o foco e a concentração, saiba que existe uma variedade ampla de comidas e bebidas que também contribuem para o bom funcionamento do cérebro
Comidas e bebidas que ajudam na concentração
Chá preto: estudos apontam que beber entre duas a três xícaras da bebida por dia ajuda a melhorar a capacidade de concentração e também pode aumentar os sentimentos de alerta no cérebro.
Carne vermelha: fonte de zinco, o alimento ajuda na concentração porque protege os neurônios dos radicais livres e colabora na troca de informações entre eles.
Ovo: por também ser rico em zinco, o alimento atua de forma positiva na atividade neuronal, memória e concentração.
Frutas: são ricas em glicose que, de acordo com pesquisas, promove bom funcionamento do cérebro, melhorando a concentração e a atenção.
Feijão: o alimento sempre presente nas refeições do brasileiro é fonte de ferro, mineral responsável por levar oxigênio para o cérebro e, consequentemente, melhorar a concentração.
Lentilha: assim como o feijão, também é rico em ferro e, por isso, promove oxigenação ao cérebro, levando a uma melhora no foco.
Espinafre: o alimento é conhecido por também contribuir para a concentração e o foco, assim como outras opções do mesmo grupo, como couve e agrião.
Salmão: fonte de ômega 3, o peixe ajuda no funcionamento das células nervosas e, assim, ajuda na concentração e na memória.
Pão integral: o alimento fonte de carboidrato complexo fornece energia extra ao cérebro e mantém a mente turbinada por ser digerido lentamente pelo organismo.
Oleaginosas: são ricas em selênio, mineral que auxilia a transmissão de mensagens entre os neurônios e, portanto, melhora a concentração.
Abacate: o alimento fonte de gorduras boas também é rico em selênio e, portanto, dá ajuda extra a quem tem dificuldade em manter o foco nas tarefas.
Leite: além do cálcio, o alimento é fonte de fósforo, mineral que atua na constituição da membrana celular cerebral, melhorando assim a memória e o foco.
Batata: o alimento possui vitamina B6, conhecida como uma das mais importantes para bom funcionamento do sistema nervoso central, ajudando o cérebro a produzir neurotransmissores.
Tomate: ajuda na ação do cérebro em promover conexões mais fortes entre os neurônios, turbinando assim a concentração e a memória.
Comidas para o cérebro
- Comer espinafre todo dia pode deixar seu cérebro 11 anos mais jovem
- 9 alimentos que vão ajudar a melhorar a sua memória
- Suco da memória: receita com ingrediente que turbina seu cérebro