13 coisas que você pode fazer hoje para acordar muito mais disposta amanhã cedo

por | jun 30, 2016 | Saúde

Apesar de saber da importância do sono para a saúde do corpo e da mente, muitas pessoas ignoram as indicações médicas de dormir 7 horas todas as noites e, por isso, sofrem a longo prazo os efeitos do sono de má qualidade: estresse, ansiedade, falta de memória e concentração, ganho de peso, entre outros.

Passar o dia cansada no trabalho, ficar sem pique e energia para fazer exercícios ou mesmo sair com amigos são comuns entre pessoas que dormem pouco. Para reverter a situação, precisa conhecer coisas que você pode fazer hoje para acordar muito mais disposta amanhã cedo.

Dicas para dormir bem e acordar cedo

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1. Mantenha uma rotina, com horários certos para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana. O hábito ajuda o organismo a se adaptar às suas necessidades, garante um descanso de qualidade e evita sono e cansaço durante o dia.

2. Um simples banho morno antes de ir para a cama afasta o estresse, relaxa os músculos e ajuda a pegar no sono mais rápido. Aproveite ainda para fazer uma automassagem nos pés, pernas e braços com um creme hidratante após o banho. Além de cuidar da pele, você ainda consegue aliviar as tensões, pegar no sono com facilidade e acordar muito disposta.

3. Na hora de dormir, procure apagar o máximo de luzes possível e deixe o quarto escuro. A iluminação manda para o cérebro um sinal de alerta que dificulta o relaxamento. Confira aqui 5 truques para ter o quarto ideal para uma boa noite de sono e, consequentemente, levantar cedo com energia.

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4. Na hora de ir para a cama, desligue celular, tablet e evite manter a televisão no quarto. É cientificamente comprovado que a iluminação de aparelhos tecnológicos atrapalha o sono e uma boa noite de descanso, deixando você esgotada de manhã.

5. Praticar exercícios é uma excelente maneira de regular o sono e fazer com que você consiga sempre descansar a quantidade de horas que precisa. Dormindo bem, você pode levantar cheia de pique para realizar atividades físicas com a luz do dia.

6. Consuma menos café ou bebidas ricas em cafeína, como alguns tipos de chás, por exemplo, algumas horas antes de ir para a cama. A substância estimula o corpo e o cérebro e certamente vai causar estresse e ansiedade ao te deixar rolando na cama durante a noite.

7. Descansar e tirar uma soneca no meio da tarde pode ser ótimo se você tem a possibilidade, mas procure não exagerar e não ultrapasse 20 minutos de relaxamento para não comprometer o sono à noite e criar uma bola de neve.

8. Um dos fatores que mais interferem em uma boa noite de sono é a alimentação. Portanto, algumas alterações no cardápio podem fazer diferença na hora de descansar e acordar disposta. Confira aqui as melhores e as piores comidas para dormir bem.

9. Além da comida, conte com a ajuda de chás especiais que ajudam a relaxar e pegar no sono de forma natural, sem remédios. Confira aqui quais são as infusões que acabam com a insônia e aprenda as receitas.

10. Outro truque natural e simples para dormir bem e levantar cedo descansada é ter por perto um vasinho de lavanda. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Wesleyan, pessoas que cheiraram óleo extraído da flor cerca de 2 minutos antes de ir para a cama tiveram sono mais profundo e ainda acordaram mais dispostas.

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11. A energia do seu quarto pode estar atrapalhando a sua boa noite de sono e boicotando o seu descanso. Para aumentar a positividade e trazer boas vibrações ao ambiente, confira aqui 8 dicas de Feng Shui de como usar as cores, espelhos e a decoração a seu favor.

12. Ler um livro na cama é hábito comum, mas o problema é que, quando a história ou o tema são interessantes demais, podem atrapalhar ainda mais o sono. Uma opção é então cansar os olhos se debruçando, por exemplo, com um dicionário. Você certamente não ficara empolgada e ainda pode aumentar seu repertório de vocabulário.

13. Prestar atenção à posição que você dorme também é importante para descansar e levantar cedo livre de dores e com disposição. A tradicional posição lateral é a mais indicada por ser a mais semelhante à fisiologia humana que, além de permitir um alinhamento perfeito da coluna, ainda evita rotações, trações e hiperextensões musculares. Os braços devem estar à frente do corpo ou apoiados sob o travesseiro formando um ângulo de 90 graus.

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